DLNotes2

uma ferramenta digital para a análise de obras literárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p25-37

Palavras-chave:

DLNotes2. Literatura. Ensino. Tecnologia.

Resumo

A ferramenta digital DLNotes2, baseada nos preceitos da teoria literária, permite a criação de anotações semânticas e estruturadas/livres durante a leitura de textos literários no meio digital. Partindo disso, este artigo pretende evidenciar as atividades realizadas com a ferramenta DLNotes2, em turmas de Ensino Superior, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, de modo a focalizar a qualidade das anotações semânticas e estruturadas/livres feitas pelos alunos. A metodologia abrange o desenvolvimento da ferramenta e se dá a partir de pesquisas bibliográficas sobre suas praticidades, seguindo os preceitos de autores como Mittmann et al. (2013), Assis (2017) Bufrem e Sorribas (2009), entre outros. A abordagem é qualitativa, cuja análise se debruça sobre as anotações feitas pelos alunos de Letras. Para fins analíticos, o estudo contou com duas atividades e ambas tendo como objeto de anotação a obra Cinco Mulheres, de Machado de Assis. A DLNotes2 mostrou eficácia nas análises semânticas e livres, proporcionando consistência em diferentes turmas e destacando a flexibilidade Interpretativa dos alunos. Tais resultados preliminares Indicam o potencial valor da ferramenta na análise de obras literárias que contribui para a experiência acadêmica, pois promove uma compreensão mais profunda e diversificada das obras literárias estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine de Sousa Silva, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduada em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Eline de Sousa Aquino Bispo, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduada em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Emanoel Pires, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Doutor em Literatura (UFSC). Docente na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. Bolsista Produtividade FAPEMA.

Referências

ASSIS, E. C. P. Leitura de literatura em meio digital: a mediação pelo corpo. Texto Digital, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 141-156, jan./jun. 2017.

ASSIS, E. C. P. Leitura e literatura em meio digital: formas e tipos. Travessias, Cascavel, v. 11, n. 3, p. 441 – 451, set./dez. 2017.

ASSIS. E. C. P. Leitura em meio digital: o uso da ferramenta de anotações DLNotes2. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo – v. 13 – n. 3 – p. 595-608 – set./dez. 2017.

BUFREM, L. S.; SORRIBAS, T. V. Práticas de leitura em meio eletrônico. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 11, n. 1, p.298-326, jul./dez. 2009.

DLNotes2-UFSC. Disponível em: https://www.dlnotes2.ufsc.br/course/all.

MITTMANN, A. et al. DLNotes2: Anotações Digitais como Apoio ao Ensino. 2013. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013). XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013). São Paulo, 2013.

RIBEIRO, O. B.; VIDOTTI, S. A. B. G. Otimização do acesso à Informação científica: discussão sobre a aplicação de elementos da arquitetura da Informação em repositórios digitais. BIBLOS – Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 23, n. 2, p. 105-116, 2009.

SCHABARUM, K. V.; D’ARIENZO, M. A. Formando leitores no meio digital. 2020. Disponível em: http://repositorio.upf.br/bitstream/riupf/1932/1/SOL2021Karine%20da%20Veiga%20Schabarum.pdf. Acesso em: 10 de mar. 2024.

Publicado

28-04-2025

Como Citar

SILVA, Elaine de Sousa; BISPO, Eline de Sousa Aquino; PIRES, Emanoel. DLNotes2: uma ferramenta digital para a análise de obras literárias. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 15, n. 33, p. 25–37, 2025. DOI: 10.51951/ti.v15i33.p25-37. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n33p25. Acesso em: 14 jul. 2025.