DLNotes2
uma ferramenta digital para a análise de obras literárias
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p25-37Palavras-chave:
DLNotes2. Literatura. Ensino. Tecnologia.Resumo
A ferramenta digital DLNotes2, baseada nos preceitos da teoria literária, permite a criação de anotações semânticas e estruturadas/livres durante a leitura de textos literários no meio digital. Partindo disso, este artigo pretende evidenciar as atividades realizadas com a ferramenta DLNotes2, em turmas de Ensino Superior, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, de modo a focalizar a qualidade das anotações semânticas e estruturadas/livres feitas pelos alunos. A metodologia abrange o desenvolvimento da ferramenta e se dá a partir de pesquisas bibliográficas sobre suas praticidades, seguindo os preceitos de autores como Mittmann et al. (2013), Assis (2017) Bufrem e Sorribas (2009), entre outros. A abordagem é qualitativa, cuja análise se debruça sobre as anotações feitas pelos alunos de Letras. Para fins analíticos, o estudo contou com duas atividades e ambas tendo como objeto de anotação a obra Cinco Mulheres, de Machado de Assis. A DLNotes2 mostrou eficácia nas análises semânticas e livres, proporcionando consistência em diferentes turmas e destacando a flexibilidade Interpretativa dos alunos. Tais resultados preliminares Indicam o potencial valor da ferramenta na análise de obras literárias que contribui para a experiência acadêmica, pois promove uma compreensão mais profunda e diversificada das obras literárias estudadas.
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Referências
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