Letramento literário no Ensino Fundamental II

um projeto com círculos de leitura a partir dos contos de Marina Colasanti

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p38-52

Palavras-chave:

Círculos de leitura. Letramento literário. Marina Colasanti.

Resumo

Não há dúvidas de que a leitura é fundamental para o desenvolvimento social e cognitivo dos Indivíduos, pois facilita a comunicação, o acesso à Informação e o aprimoramento da escrita. No entanto, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2019, apontou uma redução de 4,6 milhões de leitores no Brasil em comparação a 2015, declínio que afetou principalmente os leitores de literatura. Diante desse cenário, pensamos que Incentivar o hábito da leitura desde cedo, especialmente nas escolas públicas, pode colaborar na reversão e/ou melhora desses índices. Nesse sentido, apresentamos um projeto de leitura literária realizado entre outubro e novembro de 2023, em uma turma do 8º ano de uma escola pública de Bayeux, cidade da Paraíba, com o objetivo de discutir a importância da leitura literária e analisar as práticas de leitura e escrita dos alunos. A metodologia do projeto Incluiu observação participante, Intervenção e a utilização de círculos de leitura, baseados nas estratégias elencadas por Rildo Cosson (2014; 2021), com contos de Marina Colasanti (2006). Os resultados mostraram engajamento dos alunos nas atividades, com participação ativa nas discussões e escrita, Indicando a receptividade do projeto.

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Biografia do Autor

Alexandro da Silva Nunes, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Graduado em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrando em Literatura, Teoria e Crítica pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da mesma Instituição, na condição de bolsista CAPES.

Luciane Alves Santos, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora efetiva na Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Letras/CAPES e ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL).

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

NUNES, Alexandro da Silva; SANTOS, Luciane Alves. Letramento literário no Ensino Fundamental II: um projeto com círculos de leitura a partir dos contos de Marina Colasanti. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 15, n. 33, p. 38–52, 2025. DOI: 10.51951/ti.v15i33.p38-52. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n33p38. Acesso em: 14 jul. 2025.