Letramento literário no Ensino Fundamental II
um projeto com círculos de leitura a partir dos contos de Marina Colasanti
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p38-52Palavras-chave:
Círculos de leitura. Letramento literário. Marina Colasanti.Resumo
Não há dúvidas de que a leitura é fundamental para o desenvolvimento social e cognitivo dos Indivíduos, pois facilita a comunicação, o acesso à Informação e o aprimoramento da escrita. No entanto, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2019, apontou uma redução de 4,6 milhões de leitores no Brasil em comparação a 2015, declínio que afetou principalmente os leitores de literatura. Diante desse cenário, pensamos que Incentivar o hábito da leitura desde cedo, especialmente nas escolas públicas, pode colaborar na reversão e/ou melhora desses índices. Nesse sentido, apresentamos um projeto de leitura literária realizado entre outubro e novembro de 2023, em uma turma do 8º ano de uma escola pública de Bayeux, cidade da Paraíba, com o objetivo de discutir a importância da leitura literária e analisar as práticas de leitura e escrita dos alunos. A metodologia do projeto Incluiu observação participante, Intervenção e a utilização de círculos de leitura, baseados nas estratégias elencadas por Rildo Cosson (2014; 2021), com contos de Marina Colasanti (2006). Os resultados mostraram engajamento dos alunos nas atividades, com participação ativa nas discussões e escrita, Indicando a receptividade do projeto.
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