A produção literária na escola
contos literários em pauta
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p64-74Palavras-chave:
Literatura. Leitura literária. Contos literários.Resumo
Considerando a importância de desenvolver hábitos de leitura no espaço escolar, especialmente, fortalecer/intensificar atividades que tenham como cerne a leitura literária, este artigo apresenta um recorte de uma proposta de trabalho, a qual define a literatura como escopo, possibilitando ao leitor participar de análise e estudo de contos, fazendo relações entre os textos com sua vida social. Como suporte teórico, realçam-se as contribuições de Candido (2011), Todorov (2009), Barthes (2019) e Gotlib (2004), entre outros, que compreendem a literatura como potencial formadora do Indivíduo. Dessemodo, selecionamos os contos literários A moça tecelã, de Marina Colasanti e Natal da Barca, de Lygia Fagundes Telles, no Intuito de contribuir com práticas pedagógicas que conduzam o estudante a ampliar seu repertório cultural e reconhecer o poder da literatura, ao analisar e debater os textos em aulas de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, utilizam-se como metodologia, o trabalho com sequência didática, de modo a permitir aos estudantes a implementação de diferentes atividades de leitura e escrita, por meio da produção de resenhas literárias. Nossa Intenção é que esse artigo torne-se pauta de discussões sobre o papel da literatura na formação crítica, humana e cidadã de nossos estudantes.
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