Leitor cultural e a representação das margens
a leitura crítica de Olhos d’água de Conceição Evaristo
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p75-85Palavras-chave:
Leitor cultural. Margens. Marcas coloniais. Criticidade.Resumo
Este artigo analisa a Interação entre o conceito de leitor cultural e a obra Olhos d’água (2014), de Conceição Evaristo, com foco na representação das margens e suas implicações para a leitura crítica. O leitor cultural, cujas práticas de leitura são Influenciadas por seu contexto sociocultural e histórico, encontra nas narrativas de Evaristo uma provocação à reflexão sobre questões de identidade, raça, gênero e exclusão social. A pesquisa utiliza a metodologia de revisão de literatura e é amparada por teóricos como: Quijano (2005), no que se refere ao controle do trabalho e das margens. Gomes (2017), na conceituação do leitor cultural, e Hall (2003), em suas reflexões sobre identidade, entre outros. A pesquisa Investiga como as narrativas presentes na obra impactam o leitor, contribuindo para a formação do leitor mais consciente e engajado socialmente.
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