Sequência básica de leitura do conto “Carta Aberta”, de Martim Butcher (2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v15i33.p86-99

Palavras-chave:

Letramento literário. Sequência de leitura. “Carta Aberta”. Literatura Contemporânea.

Resumo

Este artigo, baseando-se na literatura como um campo do saber, propõe uma sequência básica de leitura do conto “Carta Aberta”, de Martim Butcher (2020), com base na metodologia de letramento literário de Cosson (2021). A proposta parte da importância de abordar, em sala de aula, produções literárias atuais e diversas, que dialoguem com a realidade dos alunos sem renunciar a sua dimensão estética e artística. Resultado da produção atual da Literatura Contemporânea Brasileira, entendida como “Literatura da Pandemia”, “Carta Aberta” (2020) apresenta-se como uma obra com potencial para o trabalho com o texto literário em sala de aula, pois trata um contexto recente (a pandemia da Covid-19) de forma Inovadora estilisticamente, sustentando seu valor literário.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Oliveira de Souza, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Graduanda em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Centro de Letras, Comunicação e Artes; Cornélio Procópio, Paraná, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária.

Vanderléia da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Pós-doutora pela Faculdade de Letras/Universidade de Coimbra e Doutora em Letras pela UEL. Professora associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Cornélio Procópio, lotada no Centro de Letras, Comunicação e Artes.

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Publicado

28-04-2025

Como Citar

SOUZA, Maria Eduarda Oliveira de; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva. Sequência básica de leitura do conto “Carta Aberta”, de Martim Butcher (2020). Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 15, n. 33, p. 86–99, 2025. DOI: 10.51951/ti.v15i33.p86-99. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n33p86. Acesso em: 14 jul. 2025.