A COMPREENSÃO LEITORA NO LIVRO DIDÁTICO DE LP
THE READING UNDERSTANDING IN THE LP TEACHING BOOK
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i17Abstract
RESUMO: O presente artigo mostra como é tratado o ensino de Língua Portuguesa, através da leitura, em atividades de compreensão textual propostas em um livro didático de Língua Portuguesa do ensino fundamental proposto pelo PNLD. Sob uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, investigamos a categorização das perguntas nos exercícios de leitura de Língua Portuguesa, à luz da matriz de referência do (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) SAEB. A partir dos descritores preconizados para o ensino de Língua Portuguesa, problematizamos como esses exercícios contribuem para o desenvolvimento da competência leitora do aluno e se contribuem para a formação de um cidadão mais crítico e socialmente participativo, de acordo com o que prelecionam os referenciais teóricos. Fundamentamo-nos primeiramente na perspectiva de Kleiman (1999, 2002), Koch (2009), e Koch e Elias (2006), para tratar dos conceitos de concepções e estratégias de leitura. E posicionamo-nos na releitura desses elementos, tendo como foco os estudos de Antunes (2003, 2009, 2010), que redimensionam esses conceitos, aplicando-os ao ensino de língua materna. Os resultados apontam na direção de que os descritores para o entendimento mais linear são contemplados, mas para questões mais complexas são desconsiderados.
PALAVRAS-CHAVE: leitura, livro didático, formação leitora, matriz de referência.
SUMMARY: The present article shows how Portuguese language teaching is treated, through reading, in textual comprehension activities proposed in a textbook of Portuguese Language of Elementary Education proposed by PNLD. Under a qualitative and bibliographical research, we investigated the categorization of the questions in the Portuguese language reading exercises, in the light of the reference matrix of the National System of Evaluation of Basic Education (SAEB). Based on the recommended descriptors for Portuguese language teaching, we discuss how these exercises contribute to the development of student reading competence and contribute to the formation of a more critical and socially participatory citizen, according to what the theoretical references refer to. We focus first on the perspective of Kleiman (1999, 2002), Koch (2009), and Koch and Elias (2006), to deal with concepts of reading conceptions and strategies. And we position ourselves in the re-reading of these elements, focusing on the studies of Antunes (2003, 2009, 2010), which reshape these concepts, applying them to the teaching of mother tongue. The results point in the direction that the descriptors for the more linear understanding are contemplated, but for more complex questions are disregarded.
KEYWORDS: reading, textbook, reading training, reference matrix.
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