ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE LEITURA CRÍTICA
ADVERTISING AT SCHOOL: A PROPOSAL FOR CRITICAL READING
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i17Abstract
RESUMO: Alunos de uma escola da rede pública estadual de Aracaju apresentavam dificuldades na compreensão textual de anúncios publicitários que circulavam na escola. A partir dessa constatação, foi elaborada uma proposta de intervenção, tendo como suporte um caderno pedagógico, criado por essa pesquisadora, com a intenção de conduzir os alunos a uma leitura mais consciente e crítica desses textos. A referida proposta foi baseada no modelo tridimensional de Fairclough e nos postulados da Análise do Discurso Crítica (ADC). Nosso aporte teórico fundamentou-se em pesquisadores como: Bakhtin, Carvalho, Marcuschi, Freire, Kleiman, entre outros estudiosos da linguagem. Utilizamos da metodologia pesquisa-ação, tendo como objeto da pesquisa a ação/reflexão/ação, numa construção dos parceiros professor/aluno. Dos 22 alunos avaliados, 17 apresentaram desempenho positivo em leitura crítica de textos publicitários, configurando que trabalhar com a perspectiva crítica discursiva, em leitura, é um caminho a ser seguido para ampliar a consciência leitora dos educandos.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura Crítica. Prática discursiva. Anúncios Publicitários. Metáforas. Material Didático.
ABSTRACT: Students at public state schools of Aracaju municipaly have been difficulties in textual comprehension by advertising that was spreading at own school. From this finding, an intervention was proposed having as support by pedagogical notebook, made by the autors with the intention of leading students to a more conscious and critical reading of these texts. The proposal was based in a tridimentional model suggested by Fairclough and postulates of Critical Speach Analysis (CSA). Our theoretical support was based on scholars such as: Bakhtin, Carvalho, Marcuschi, Freire, Kleiman, and others scholars of language research. We use the research-action methodology, having reasearch object the action / reflection / action, in a construction of the teacher / student as partners. Of the 22 evaluated students, 17 presented a positive performance in critical reading of advertising texts, configuring that working with the critical discursive perspective, in reading, is a way to be followed to broaden the reading awareness of the students.
KEYWORDS: Critical reading. Discursive practice. Advertisings. Metaphores. Courseware.
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