RELAÇÃO ENTRE ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DO LD NOVO GIRASSOL SOB A PERSPECTIVA DA FONÉTICA E DA FONOLOGIA
RELATIONSHIP BETWEEN ORALITY AND WRITING: AN ANALYSIS OF NEW SUNFLOWER UNDER THE PERSPECTIVE OF PHONETICS AND PHONOLOGY
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i17Abstract
RESUMO: O livro didático é uma ferramenta de apoio pedagógico de suma importância para professores e alunos. Neste sentido faz-se necessário que este esteja em consonância com o que está proposto nos documentos norteadores da educação no Brasil e com as novas exigências educacionais. O presente artigo analisa o livro didático de língua portuguesa do 1º ano da coleção Novo Girassol – Saberes e Fazeres do Campo, adotado em todas as escolas dos povoados do município de Laranjeiras – estado de Sergipe, através do PNLD Campo para os anos de 2016, 2017 e 2018, no que tangencia à consciência fonológica, tendo em vista sua relevância, principalmente nas séries iniciais. Objetivamos com tal pesquisa investigar como se apresentam as propostas das sequências didáticas para esta etapa de letramento e alfabetização, se há pistas de atividades que contemplem relações entre a fala e a escrita e, sobretudo, conscientizar os profissionais da educação, que diante da ausência de tais vieses há a necessidade de buscar outros materiais de suporte.
PALAVRAS-CHAVE: Livro Didático. Consciência Fonológica. Letramento.
ABSTRACT: The textbook is a pedagogical support tool of great importance for teachers and students. In this sense it is necessary that this is in line with what is proposed in the guiding documents of education in Brazil and with the new educational requirements. This article analyzes the Portuguese - language textbook of the 1st year of the Novo Girassol - Saberes e Fazeres do Campo collection, adopted in all schools in the municipalities of Laranjeiras - Sergipe state, through PNLD Field for the years 2016, 2017 and 2018, in what concerns the phonological awareness, considering its relevance, especially in the initial series. We aim to investigate how the teaching sequences are presented for this stage of literacy and learning schooling, if there are clues to activities that contemplate the relationship between speech and writing and, besides that, to make education professionals aware that, due to the absence of such biases there is a need to seek other supporting materials.
KEYWORDS: Didactic Book. Phonological Awareness. Literacy.
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