O AR VICIADO EM SYLVIA PLATH

THE ADDICTED AIR IN SYLVIA PLATH

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i19

Abstract

RESUMO: Sylvia Plath cria a imagem da redoma de vidro para dar nome ao seu único romance, publicado sob pseudônimo, poucos meses antes de cometer suicídio. Sufocada em seu ar viciado, Plath, ainda que buscasse objetividade, encontrava na subjetividade alimento para sua escrita. Neste artigo, pretendemos evidenciar como esse “ar viciado”, sua própria vivência, atua na obra plathiana, comparando diferentes textos em prosa da autora. Para tanto, nos pautaremos em teóricas tais como: Carvalho (2003), Arfuch (2002), Assmann (1999), entre outros.

PALAVRAS-CHAVE: Sylvia Plath. Memória. Autobiografia.

 

ABSTRACT: Sylvia Plath creates the image of the bell jar to give name to her only novel, published under pseudonym, a few months before committing suicide. Suffocated in her own addicted air, Plath, even though she sought objectivity, found in subjectivity sustance for her writings. In this article, we intend to point how this “addicted air”, her own experience, acts in plathian’s work, by comparing differents texts from the author’s prose. The study is based on theorists such as Carvalho (2003), Arfuch (2002), Assmann (1999), and others.

KEYWORDS: Sylvia Plath. Memory. Autobiography.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lara Luiza Oliveira AMARAL, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestra em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Email: laraluizaoliveira@gmail. com. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-6870-3576.

References

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vital. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

CARVALHO, Ana Cecília. A poética do suicídio em Sylvia Plath. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

PIETRANI, Anélia Montechiari. Experiência do limite: Ana Cristina Cesar e Sylvia Plath entre escritos

e vividos. Niterói: EdUFF, 2009.

PLATH, Sylvia. Johnny Panic and the Bible of Dreams. New York: HarperCollins, 2008.

______. A Redoma de vidro. Trad. Chico Mattoso. 1 ed. São Paulo: Biblioteca Azul, 2014.

______. Os diários de Sylvia Plath: 1950-1962. Organização Karen V. Kukil. Trad. Celso Nogueira. 2 ed. São Paulo: Biblioteca Azul, 2017a.

______. The Letters of Sylvia Plath Volume 1 (1940-1956). Introduction and editorial by Peter K. Steinberg and Karen V. Kukil. Foreword by Frieda Hughes. New York: HarperCollins Publishers, 2017b.

SOLOMON, Andrew. O demônio do meio-dia: uma anatomia da depressão. Trad. Myriam Campello. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Published

2019-12-01

How to Cite

AMARAL, Lara Luiza Oliveira. O AR VICIADO EM SYLVIA PLATH: THE ADDICTED AIR IN SYLVIA PLATH. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 19, p. pp. 128–147, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i19. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12685. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê 1 - Memória e Literatura: esquecimentos e rememorações