UM ESTUDO COMPARATIVO DA SEMIVOCALIZAÇÃO DA LATERAL /L/ EM ESCRITAS DE ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE

Authors

  • André Pedro da Silva UFBA

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v12i26.p9-26

Keywords:

Desvios Ortográficos, Semivocalização, Escola Pública e Privada, Fonologia, Variação Linguística

Abstract

Objetiva-se explicar e catalogar o fenômeno encontrado na escrita da semivocalização da lateral /l/ quando transformada em glide /w/ e expressa ortograficamente como vogal alta u, em posição de codas final e medial. O presente trabalho se debruçou sobre dados recolhidos na cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco - PE, em uma escola municipal de ensino público. Salienta-se que esse trabalho também apresenta um estudo comparativo entre os dados aqui levantados e os dados já analisados pelo REFALES em ensino privado, tecendo, assim, uma comparação. A metodologia deste trabalho baseia-se no método quantitativo-comparativo e apoiamo-nos teoricamente na Teoria da Linguística e da Variação Linguística e para tanto, utilizamos o arcabouço de Câmara Jr (1998); Faraco (2012); Hora (2006); Hora, Pedrosa e Cardoso (2010); Mollica (2003); Morais (2003, 2007); Zilles e Faraco (2015), dentre outros; na Psicogênese da Língua Escrita, com Ferreiro e Teberosky (1986), na Filosofia da Linguagem, com Azize (2012) e para apreensão dos resultados em Freire (1987). Os resultados aqui apresentados nos mostram que fatores sociais associam-se aos linguísticos, sendo esclarecedores o quantitativo que aponta para uma maior superação da variação em contexto privado e a revelação de dificuldades fonológicas no contexto público.

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Published

2023-01-04

How to Cite

SILVA, André Pedro da. UM ESTUDO COMPARATIVO DA SEMIVOCALIZAÇÃO DA LATERAL /L/ EM ESCRITAS DE ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 12, n. 26, p. 9–26, 2023. DOI: 10.51951/ti.v12i26.p9-26. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17438. Acesso em: 14 nov. 2024.

Issue

Section

Trends in Sociolinguistic Studies