UM ESTUDO COMPARATIVO DA SEMIVOCALIZAÇÃO DA LATERAL /L/ EM ESCRITAS DE ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE

Autores/as

  • André Pedro da Silva UFBA

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v12i26.p9-26

Palabras clave:

Desvios Ortográficos, Semivocalização, Escola Pública e Privada, Fonologia, Variação Linguística

Resumen

Objetiva-se explicar e catalogar o fenômeno encontrado na escrita da semivocalização da lateral /l/ quando transformada em glide /w/ e expressa ortograficamente como vogal alta u, em posição de codas final e medial. O presente trabalho se debruçou sobre dados recolhidos na cidade de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco - PE, em uma escola municipal de ensino público. Salienta-se que esse trabalho também apresenta um estudo comparativo entre os dados aqui levantados e os dados já analisados pelo REFALES em ensino privado, tecendo, assim, uma comparação. A metodologia deste trabalho baseia-se no método quantitativo-comparativo e apoiamo-nos teoricamente na Teoria da Linguística e da Variação Linguística e para tanto, utilizamos o arcabouço de Câmara Jr (1998); Faraco (2012); Hora (2006); Hora, Pedrosa e Cardoso (2010); Mollica (2003); Morais (2003, 2007); Zilles e Faraco (2015), dentre outros; na Psicogênese da Língua Escrita, com Ferreiro e Teberosky (1986), na Filosofia da Linguagem, com Azize (2012) e para apreensão dos resultados em Freire (1987). Os resultados aqui apresentados nos mostram que fatores sociais associam-se aos linguísticos, sendo esclarecedores o quantitativo que aponta para uma maior superação da variação em contexto privado e a revelação de dificuldades fonológicas no contexto público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AZIZE, Rafael Lopes. Comportamento linguístico, empiria e filosofia em Wittgenstein. Caderno CRH, Salvador, v. 25, n. spe. 02, p. 151-159, 2012.
BATTISTI, Elisa; MORAS, Viviane Tebaldi. A semivocalização da consoante lateral em coda silábica em uma variedade de português brasileiro: análise sociolinguística em tempo real. Gragoatá, Niterói, p. 90-112, 1º sem., 2016.
BISOL, Leda (org.). Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. 3ª ed., revisada. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
CÂMARA JR, Joaquim Mattoso. Estrutura da Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1998.
DE PINHO, Antônio José; MARGOTTI, Felício Wessling. A variação da lateral pós-vocálica /l/ no português do Brasil. Working Papers em Linguística, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 67-88, mar. 2011.
DICKEY, Laura Walsh. The phonology of liquids. Amherst: GLSA, 1997.
FARACO, Carlos. Linguagem escrita e alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
HORA, Dermeval. Variação da lateral /l/: correlação entre restrições sociais estruturais. SCRIPTA, Belo Horizonte, vol. 9, n. 18, 29-44, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HORA, Dermeval; PEDROSA, Juliene Lopes Ribeiro; CARDOSO, Walcir. Status da consoante pós-vocálica no português brasileiro: coda ou onset com núcleo não preenchido foneticamente? Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 71-79, jan./mar. 2010.
LABOV, Willian. Padrões sociolinguísticos. Trad. Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre e Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008.
LIBÂNEO, José Carlos. A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar, Curitiba, n. 24, p. 113-147, 2004. Editora UFPR.
MASSINI-CAGLIARI, Glades. & CAGLIARI, Luiz Carlos. Diante das Letras: a escrita na alfabetização. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: Atividades de retextualização. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Bauru: UNESP, 2011. Tese (livre-docência em Psicologia da Educação) - Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.
MIRANDA, Ana Ruth Moresco; SILVA, Michelle Reis da; MEDINA, Sabrina ZITZKE. O sistema ortográfico do português brasileiro e sua aquisição. Revista Linguagens & Cidadania. v. 7, no 2, jul./dez., 2005.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.
MORAIS, Artur Gomes. (org.). O aprendizado da Ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MOLLICA, Cecília. Fundamentação teórica: conceituação e delimitação. In.: MOLLICA, Cecília.; BRAGA, Maria. Luiza. (orgs.). Introdução à Sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, p. 9-14, 2003.
QUEDNAU, Laura Rosane. A Lateral Pós-Vocálica no Português Gaúcho: análise variacionista e representação não linear. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1993.
SELKIRK, Elizabeth. The syllable. IN: HULST, Harry van der; SMITH, Norval. The Structure of Phonological Representations. Foris Publication, 1982.
SILVA, André Pedro da; GALINDO, Yasmin Maria Macedo Torres. Vocalização da lateral /l/: um estudo acerca da sua manifestação nas séries iniciais em sujeitos do ensino particular. Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, p. 394-413, ago./dez. 2017.
SILVA, José Robson da; SEDRINS, Adeilson Pinheiro. Comportamento variacionista do segmento lateral na escrita das séries iniciais de crianças de Serra Talhada-PE. UAST/UFRPE, s.d.
TASCA, Maria. Variação e mudança do segmento lateral na coda silábica. In: Fonologia e Variação: Recortes do Português Brasileiro/ Leda Bisol e Cláudia Brescancini (Org.). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002a.
______. Interferências da língua falada na escrita das séries iniciais: O papel de fatores lingüísticos e sociais. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002b.
TEYSSIER, Paul. História da Língua Portuguesa. São Paulo: Martins Fontes, s.d.
WIETHAN, Fernanda; MELO, Roberta; MOTA, Helena. Consoantes líquidas: Ocorrência de estratégias de reparo em diferentes faixas etárias e gravidades do desvio fonológico. CEFAC, 607-616, 2011.
WEINREICH, Uriel; LABOV, Willian; HERZOG, Marvin. (1968). Empirical foundations for theory of language change. In: LEHMANN, Winfred; MALKIEL, Yakov. (eds.) Directions for Historical Linguistics. Austin: University of Texas Press: 95-188. [Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Trad.: Marcos Bagno; revisão técnica: Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola, 2006.]
ZILLES, Ana Maria Stahl e FARACO, Carlos Alberto. (orgs.). Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015.

Publicado

2023-01-04

Cómo citar

SILVA, André Pedro da. UM ESTUDO COMPARATIVO DA SEMIVOCALIZAÇÃO DA LATERAL /L/ EM ESCRITAS DE ALUNOS DE SÉRIES INICIAIS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 12, n. 26, p. 9–26, 2023. DOI: 10.51951/ti.v12i26.p9-26. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17438. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Vertentes dos estudos sociolinguísticos