DO (SUR)REALISMO E DO MARAVILHOSO N'O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS
ABOUT THE (SUR)REAL AND THE MARVELOUS IN O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v7i14Abstract
RESUMO: A partir da experiência literária que acumulamos com os estudos da ficção saramaguiana, convencemo-nos de que há obras que merecem atenção por configurarem traços significativos que inserem o autor português no insólito ficcional. A publicação de O ano de 1993 (1975) significou a liberação de José Saramago em direção à maior valorização do imaginário em sua escrita, a partir dos fatores atinentes à estética surrealista e a abertura do texto a uma percepção maravilhosa do real, correspondendo integralmente à concepção de O ano da morte de Ricardo Reis (1984). Empreenderemos nossa abordagem a partir da dupla ficcionalização de um poeta múltiplo e do que dela decorre. Poderíamos seguir por muitos caminhos em nossa interpretação, desde o jogo ficcional tão pleno em sua elaboração até à problematização da História, entre outros elementos tratados com excelência pela fortuna crítica que se dedicou ao romance. Contudo, propomos aqui uma leitura mais simples, que demonstre ao leitor que a presença de imagens relacionadas ao espaço que percorre Ricardo Reis remetem ao surrealismo, e que a composição dessa personagem e de Fernando Pessoa se constituem de procedimentos que se aproximam do maravilhoso para dar verossimilhança ao mundo ficcional que habitam.
PALAVRAS-CHAVE: José Saramago. Surrealismo maravilhoso. Ricardo Reis.
ABSTRACT: Thanks to the literary experience framework we have amassed from studying Saramago’s fiction, we have become convinced that some of his works deserve attention for showing significant features that ally the Portuguese author to the fictional insolite. The publishing of O ano de 1993 (1975) has meant José Saramago’s liberation towards a greater value to the imaginary in his writing, through factors linked to the Surrealist aesthetics and the opening of the text to a marvelous perception of the real, corresponding in its entirety to the conception of O ano da morte de Ricardo Reis (1984). We shall follow an approach based upon the double fictionalization of a multifaceted poet and its consequences. We could follow many paths in our interpretation, from the manifold fictional games to the rereading of History, among other elements already treated in full by critics dedicated to the novel. However, we propose here a simpler reading that could demonstrate to the reader that the presence of images related to the space where Ricardo Reis roams are related to Surrealism, and that this character’s makeup, as well as Fernando Pessoa’s character, are created through procedures that are near to the marvelous in order to lend verisimilitude to the fictional world they inhabit.
KEYWORDS: José Saramago. Marvelous surrealism. Ricardo Reis.
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