RELATO DE UM PROJETO DE MULTILETRAMENTOS NA LICENCIATURA DE LÍNGUA INGLESA: DA PRÁTICA SITUADA À PRÁTICA TRANSFORMADA
REPORTING ON A PROJECT OF MULTILITERACIES IN THE UNDERGRADUATE MAJOR IN ENGLISH: FROM SITUATED TO TRANSFORMED PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Resumen
RESUMO: Na sociedade contemporânea, há uma gama de recursos semióticos que são constantemente mobilizados na construção dos mais diversos textos multimodais. Nesse contexto, a escola não pode se abster de seu papel primordial na educação de alunos/as que devem ser cada vez mais capazes de funcionar de maneira equilibrada e eficiente diante de tais demandas. O presente artigo é um relato de um projeto de multiletramentos no contexto da licenciatura em língua inglesa, com base nos elementos propostos pelo Grupo de Nova Londres (2000[1996]) para uma pedagogia dos multiletramentos, e em conceitos e categorias de análise da gramática visual de Kress e van Leeuwen (2006). Alunos/as avançados de língua inglesa, a partir de atividades de familiarização e de aprofundamento nos conteúdos da disciplina, produziram textos multimodais para serem utilizados em microaulas que tiveram que lecionar no final do semestre letivo. Resultados gerais apontam para um aumento da percepção tanto do professor quanto dos/as alunos/as sobre a relação entre os conteúdos programáticos e a realidade concreta daqueles, bem como indicam um maior engajamento nas atividades durante a disciplina lecionada. Além disso, os/as alunos/as também destacaram maior confiança em planejar o trabalho com textos multimodais em suas futuras práticas docentes.
PALAVRAS-CHAVE: Multimodalidade. Multiletramentos. Projeto. Prática docente.
ABSTRACT: In contemporary society, there is a range of semiotic resources that are constantly mobilized in the construction of the most diverse multimodal texts. In this context, the school cannot refrain from its primary role in educating students who must be increasingly able to function in a balanced and efficient manner facing such demands. The present article is an account of a project of multiliteracies in the context of English language undergraduate studies, based on the elements proposed by the New London Group (2000 [1996]) for a pedagogy of multiliteracies, as well as on concepts and categories of Kress and van Leeuwen’s visual grammar (2006). Advanced students in English, engaging in introductory and developmental activities about the course content, produced multimodal texts to be used in microteachings they had to deliver at the end of the semester. General results point to an increase in the perception of both the teacher and the students about the relationship between the course content and the students’ concrete reality, also indicating greater engagement in the activities during the course. In addition, the students also highlighted increased confidence to plan how to work with multimodal texts in their future teaching practices.
KEYWORDS: Multimodality. Multiliteracies. Project. Teaching practice.
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