LINDA, UMA HISTÓRIA HORRÍVEL: ANÁLISE ESTRUTURAL DA NARRATIVA
LINDA, A HORRIBLE STORY: STRUCTURAL ANALYSIS OF THE NARRATIVE
Resumen
RESUMO: Este artigo enfatiza alguns aspectos constituintes da estrutura narrativa presente no conto Linda, uma história horrível, escrita por Caio Fernando Abreu, no que se refere às unidades funcionais distributivas e integrativas. Tem por base os conceitos desenvolvidos por Roland Barthes em Análise estrutural da narrativa, obra em que o autor explica os níveis estruturantes da narrativa à luz da linguística, com a qual a literatura está imbricada. Isso seria possível na medida em que, assim como na linguística, podemos analisar uma narrativa classificando suas unidades a partir de níveis hierárquicos e relacionais. No entanto, uma narrativa não pode ser tomada como uma simples soma de proposições, mas sim correlacionando mutuamente seus enunciados, pois qualquer unidade pertencente a um nível só terá uma significação integrada a um nível superior. Essa teoria dos níveis fornece dois tipos de relações: distribucionais, quando situadas em um mesmo nível, no sentido horizontal; e integrativas, quando são estabelecidas de um nível ao outro, no sentido vertical. Essa abordagem permite inferir que os elementos cardinais, catalisadores, indiciais e informantes compõem os aspectos que promovem a interpretação efetiva de uma narrativa. Nessa trajetória teórica, seguindo uma perspectiva integrativa, torna-se evidente que a análise de uma narrativa não se pode contentar com uma definição apenas distribucional das unidades. É, pois, necessário que a significação seja, desde o princípio, o critério da unidade, isto é, o caráter funcional de certos segmentos da história que os tornam unidades, do que decorre o nome de Funções dado a estas unidades.
PALAVRAS-CHAVE: Narrativa. Estrutura. Linda, uma história horrível.
ABSTRACT: This article emphasizes some aspects of narrative structure present in the tale Linda, a terrible story, written by Caio Fernando Abreu, in relation to distributive and integrative functional units. Based on the concepts developed by Roland Barthes in Structural analysis of narrative, work in which the author explains the structural levels of the narrative in light of Linguistics, with which the literature is closely tied. It would be possible to the extent that, as well as in Linguistics, we can analyze a narrative ranking their units from relational and hierarchical levels. However, a narrative cannot be taken as a simple sum of propositions, but correlating their statements, since any mutual unit belonging to a level only has a meaning integrated into a higher level. This theory provides two types of levels: distributional relations, when located in a same level, horizontally; and integrative, when are established from one level to another, in the vertical direction. This approach allows to infer that the cardinal elements, catalysts, indiciais and informants comprise aspects that promote the effective interpretation of the narrative. In this theoretical trajectory, following an integrative perspective, it is clear that the analysis of the narrative can't settle for a definition only distributional analysis of the units. It is therefore necessary that the meaning is, from the beginning, the criterion of unity, that is, the functional character of certain segments of the story that make units, than the name of functions given to these units.
KEYWORDS: Narrative. Structure. Linda, a horrible story.
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Citas
ABREU, Caio. Fernando. Linda, uma história horrível. In: Os dragões não conhecem o paraíso. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
BARTHES, Rolland. O efeito do real. In: GENETTE, G. et al. Literatura e semiologia. Petrópolis: Vozes, 1972.
______. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, R. et al. Análise estrutural da narrativa. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 1976.
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