O HOMEM É APENAS UM SER TRÁGICO QUE AMA E MORRE: A IRONIA EM O BEIJO NO ASFALTO

MAN IS ONLY A BEING TRAGIC WHO LOVES AND DIES: THE IRONY IN O BEIJO NO ASFALTO

Autores/as

  • Solange Santos SANTANA UFBA - Salvador/BA

Resumen

RESUMO: Seguindo a trajetória da personagem principal, Arandir, objetiva-se, neste trabalho, identificar e refletir sobre os modos como a ironia perpassa O beijo no asfalto, quais suas marcas, vestígios e funções para a significação desse texto dramático do teatrólogo brasileiro, Nelson Rodrigues. Acredita-se que questionar, provocar e problematizar tudo que aparentemente é estável são os alicerces da ironia rodriguiana.

PALAVRAS-CHAVE: Nelson Rodrigues. O beijo no asfalto. Ironia.

      

ABSTRACT: By following the trajectory of the main character Arandir try to reflect about the ways in which irony cut across O beijo no asfalto, which its marks, its traces and its functions to the significance of this dramatic text rodriguiano. It is believed, here, that to question, provoke and problematizes everything that is apparently stable are the foundation of the irony of Nelson Rodrigues.

KEYWORDS: Nelson Rodrigues. O beijo no asfalto. Irony.

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XAVIER, Lola Geraldes. O discurso da ironia em literaturas da Língua Portuguesa. Viseu: Novo Imbondeiro, 2007.

Publicado

2019-03-24

Cómo citar

SANTANA, Solange Santos. O HOMEM É APENAS UM SER TRÁGICO QUE AMA E MORRE: A IRONIA EM O BEIJO NO ASFALTO: MAN IS ONLY A BEING TRAGIC WHO LOVES AND DIES: THE IRONY IN O BEIJO NO ASFALTO. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 4, n. 7, p. pp. 119–133, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11077. Acesso em: 19 dic. 2024.