O DOM DO CRIME, DE MARCO LUCCHESI: LITERATURA, DIÁLOGO E CONFLUÊNCIAS
Resumen
Marco Lucchesi, embora ainda pouco estudado pela crítica literária, é uma das vozes mais singulares que surgiram nas últimas décadas no Brasil. Dedicando-se à poesia, à prosa de ficção e à crítica literária, o escritor aproxima os gêneros literários – o que é uma tendência desde a revolução romântica –, eliminando as fronteiras entre a linguagem da poesia e a linguagem da prosa, de modo a construir, ainda, uma crítica literária imbuída dos expedientes poéticos, o que provoca uma suspensão de nível maior: a obra literária (ficção) e a experiência (realidade). Dessa aproximação nasce O dom do crime, publicado em 2010, onde o escritor – considerado até então apenas poeta e ensaísta – avança em direção a uma narrativa que reutiliza critérios instituídos em sua obra poética, de modo a deixar o leitor embaralhado entre a poesia e a prosa, a pesquisa estética e o acaso, a arte e o empirismo...
Descargas
Citas
LUCCHESI, Marco. O dom do crime. Rio de Janeiro: Record, 2010.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.