LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE

LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i18

Resumen

RESUMO: Este artigo trata do ensino da poesia e, especificamente, do letramento lírico no ensino fundamental. Discute a marginalização e desprestígio a que a poesia é relegada em nossas escolas da educação básica. A leitura de poesia e o letramento lírico são essenciais para que o estudante desse nível da educação básica aplique e faça bom uso de seus conhecimentos nos vários contextos sociais. O trabalho com o gênero poema e/ou com outros textos que retomem a linguagem poética é bastante enriquecedor para o aluno, uma vez que lhe permite alcançar um considerável nível de humanização, sensibilização, posicionamento crítico e reflexão sobre a cultura de um povo, e sua própria história no mundo. Como fundamentação teórica deste trabalho, recorremos a Cosson (2014); Sorrenti (2013), Perrone-Moisés (2000); Paz (2012); Todorov (2009); Ramalho (2014); Compagnon (2010 e 2012); Candido (1987); Pinheiro (2007); Paixão (1983) e outros autores.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura de poesia. Letramento lírico. Texto poético. Ensino.

 

ABSTRACT: This article deals with the teaching of poetry and specifically lyric literacy in elementary school. It discusses the marginalization and desprestige to which poetry is relegated in our schools of basic education. Poetry reading and lyrical literacy are essential for students at this level of basic education to apply and make good use of their knowledge in various social contexts. Working with the poem genre and / or other texts that return to poetic language is very enriching for the student, since it allows him to achieve a considerable level of humanization, sensitization, critical positioning and reflection on the culture of a people, and its own history in the world. As theoretical foundation of this work, we resort to Cosson (2014); Sorrenti (2013), Perrone-Moisés (2000); Paz (2012); Todorov (2009); Ramalho (2014); Compagnon (2010 and 2012); Candido (1987); Pinheiro (2007); Paixão (1983) and among others.

KEYWORDS: Reading of poetry. Lyrical lyrics. Poetic text. Teaching.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adilson Oliveira ALMEIDA, Letras - UFS

Professor de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual de Sergipe. Graduado e Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduado com especialização em Gestão e Educação pela Faculdade Pio Décimo. Mestre Profissional em Letras pela Universidade federal de Sergipe, São Cristóvão. E-mail: adilson.revisor@gmail.com. Identificador ORCID nº 0000-0001-9160-1730.

Citas

ABÍLIO, Eleonora Cretton. Leitura da literatura: a construção do ser poético. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de. & MENDONÇA, Rosa Helena (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006, p. 150-154.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino – outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Ática, 1987, p. 169-191.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

______. O leitor. In: O demônio da teoria: literatura e senso comum. 2. ed. Trad. Cleonice Paes B. Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p.137-161.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita. (orgs). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 67-97.

LAJOLO, Marisa. Poesia: uma frágil vítima da escola. In: Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. edição, São Paulo: Editora Ática, 2000, p. 41-51.

NEGREIROS, Gil. Oralidade e poesia em sala de aula. In: ELIAS, Vanda Maria. (org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita, leitura. Editora Contexto, São Paulo: 2014, p. 67-78.

OBERG, Silvia. Como vai a poesia? In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de. & MENDONÇA, Rosa Helena (orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006, p. 146-148.

PARREIRAS, Ninfa. É tempo de poesia. In: Confusão de línguas na literatura: o que o adulto escreve, a criança lê. Belo Horizonte: RHJ Editora, 2009, pp. 61-71.

PAIXÃO, Fernando. O que é poesia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

PAZ, Octavio. Poesia e poema. In: ______. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p. 21-33.

PAZ, Octavio. Verso e prosa. In: ______. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012, p. 74-75.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Consideração intempestiva sobre o ensino da literatura. In: Inútil poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 345-351.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 3. edição, Campina Grande/PB: Bagagem, 2007.

RAMALHO, Cristina Bielinski. O poema na sala de aula: por novas estratégias para valorizar essa presença. In: Trilhas da formação docente – Revista de Divulgação das atividades do Pibid. Universidade Federal de Sergipe. Volume 1, nº 1, São Cristóvão: Editora UFS, 2014, p.82-87.

SILVA, Vera Maria Tietzmann. Nos domínios da sensibilidade. In: Leitura literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ Editora, 2009, pp. 99-126.

SORRENTI, Neusa. A poesia vai à escola – Reflexões, comentários e dicas de atividade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. 2. ed. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Publicado

2019-09-17

Cómo citar

ALMEIDA, Adilson Oliveira. LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE: LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 18, p. pp. 105–119, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i18. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12071. Acesso em: 19 dic. 2024.