LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE

LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v9i18

Resumo

RESUMO: Este artigo trata do ensino da poesia e, especificamente, do letramento lírico no ensino fundamental. Discute a marginalização e desprestígio a que a poesia é relegada em nossas escolas da educação básica. A leitura de poesia e o letramento lírico são essenciais para que o estudante desse nível da educação básica aplique e faça bom uso de seus conhecimentos nos vários contextos sociais. O trabalho com o gênero poema e/ou com outros textos que retomem a linguagem poética é bastante enriquecedor para o aluno, uma vez que lhe permite alcançar um considerável nível de humanização, sensibilização, posicionamento crítico e reflexão sobre a cultura de um povo, e sua própria história no mundo. Como fundamentação teórica deste trabalho, recorremos a Cosson (2014); Sorrenti (2013), Perrone-Moisés (2000); Paz (2012); Todorov (2009); Ramalho (2014); Compagnon (2010 e 2012); Candido (1987); Pinheiro (2007); Paixão (1983) e outros autores.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura de poesia. Letramento lírico. Texto poético. Ensino.

 

ABSTRACT: This article deals with the teaching of poetry and specifically lyric literacy in elementary school. It discusses the marginalization and desprestige to which poetry is relegated in our schools of basic education. Poetry reading and lyrical literacy are essential for students at this level of basic education to apply and make good use of their knowledge in various social contexts. Working with the poem genre and / or other texts that return to poetic language is very enriching for the student, since it allows him to achieve a considerable level of humanization, sensitization, critical positioning and reflection on the culture of a people, and its own history in the world. As theoretical foundation of this work, we resort to Cosson (2014); Sorrenti (2013), Perrone-Moisés (2000); Paz (2012); Todorov (2009); Ramalho (2014); Compagnon (2010 and 2012); Candido (1987); Pinheiro (2007); Paixão (1983) and among others.

KEYWORDS: Reading of poetry. Lyrical lyrics. Poetic text. Teaching.

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Biografia do Autor

Adilson Oliveira ALMEIDA, Letras - UFS

Professor de Língua Portuguesa da Rede Pública Estadual de Sergipe. Graduado e Licenciado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduado com especialização em Gestão e Educação pela Faculdade Pio Décimo. Mestre Profissional em Letras pela Universidade federal de Sergipe, São Cristóvão. E-mail: adilson.revisor@gmail.com. Identificador ORCID nº 0000-0001-9160-1730.

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Publicado

17-09-2019

Como Citar

ALMEIDA, Adilson Oliveira. LETRAMENTO LÍRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: AGUÇANDO SENSIBILIDADE, VISÃO DE MUNDO E CRITICIDADE: LYRIC LITERACY IN ELEMENTARY EDUCATION: SHARPENING SENSITIVITY, WORLDVIEW AND CRITICALITY. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 9, n. 18, p. pp. 105–119, 2019. DOI: 10.51951/ti.v9i18. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/12071. Acesso em: 19 dez. 2024.