O DISCURSO RELATADO NA ESCRITA DE PESQUISA: PROBLEMATIZAÇÕES TEÓRICAS E DIDÁTICO-DISCURSIVAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v11i24

Palabras clave:

Escrita de pesquisa, Discurso relatado, Interdiscursividade, Cursos stricto sensu, Sentidos

Resumen

O objetivo do presente trabalho é problematizar o discurso relatado na escrita de pesquisa em práticas de letramentos acadêmicos. Justifica-se o estudo de formas de discursivização dessa prática na esfera acadêmica no sentido de valorizar a relação desse discurso com sua exterioridade em diferentes áreas disciplinares. Sob a perspectiva sociocultural dos letramentos, da Análise do Discurso de orientação francesa e do dialogismo (Círculo de Bakhtin), a escrita de pesquisa deixa de ser vista unicamente como um meio de divulgação para ser analisada como um dispositivo material que participa diretamente da produção de saberes. Os dados advêm de uma disciplina no contexto de cursos stricto sensu nas regiões sul e sudeste do Brasil. Problematizações emergem como gestos necessários à produção do texto acadêmico-científico: i. a distância crítica em relação ao senso comum, ii. a construção dialógica da citação, manifestada pelo discurso relatado; iii. a sensibilização sobre a recursividade entre teorias e a própria pesquisa; iv. a capacidade de gerir e entender fontes de consulta e; v. o desenvolvimento de conhecimentos necessários às práticas de escrita do domínio científico. Os resultados, em consequência, realçam a interdiscursividade como constitutiva do discurso relatado, a qual é desestabilizadora, o que potencializa processos de transformação de sentidos na escrita de pesquisa.

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Biografía del autor/a

Daniella Lopes Dias Ignácio RODRIGUES, Pontifícia Universidade Católica - PUC/Minas

Departamento e Programa de Pós-graduação em Letras. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Adriana FISCHER, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras, Departamento de Letras, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2022-01-07

Cómo citar

RODRIGUES, Daniella Lopes Dias Ignácio; FISCHER, Adriana. O DISCURSO RELATADO NA ESCRITA DE PESQUISA: PROBLEMATIZAÇÕES TEÓRICAS E DIDÁTICO-DISCURSIVAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS ACADÊMICOS. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 24, p. 88–103, 2022. DOI: 10.51951/ti.v11i24. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17019. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Práticas de ensino da escrita acadêmica