UM REFLEXÃO TEÓRICO ENUNCIATIVA SOBRE A RELAÇÃO (INTER)SUBJETIVA ENTRE O ACADÊMICO E O PROFESSOR NO PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v11i24

Palabras clave:

Enunciação, Produção textual acadêmica, Intervenção avaliativo-enunciativa

Resumen

A escrita é um ato inerente à vida acadêmica e profissional e mesmo sendo uma prática prevista em documentos oficiais desde a Educação Básica, os alunos, principalmente os ingressantes, apresentam dificuldades ao lidar com tarefas que requerem leitura e escrita na esfera acadêmica. Diante dessa realidade, o presente trabalho insere-se na preocupação do fazer docente no Ensino Superior quanto à produção textual. Dessa forma, propõe-se a refletir sobre a relação (inter)subjetiva – entre o acadêmico e o professor – a partir de uma intervenção avaliativo-enunciativa docente. Para tanto, contamos com o constructo teórico de Émile Benveniste, principalmente com os artigos “A natureza dos pronomes” (1956) e “Da subjetividade na linguagem” (1958) constantes na obra Problemas de Linguística Geral I – PLG I – e “A linguagem e a experiência humana” (1965) da obra Problemas de Linguística Geral – PLG II. Presume-se que o aluno, assumindo o lugar do eu-locutor conta com o tu-alocutário professor o qual orienta a sua (re)escrita para que o mesmo alcance a evolução do seu enunciar, atingindo a posição de sujeito.

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Biografía del autor/a

Claudia TOLDO, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Letras. Professora de Língua Portuguesa e Linguística do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo e Professora e Coordenadora do PPGL – Mestrado e Doutorado em Letras na mesma Universidade – Passo Fundo, RS. Pesquisadora CNPq.

Luciane Schiffl FARINA, Universidade de Passo Fundo - UPF

Mestre em Letras pelo PPGL – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, na linha de pesquisa Constituição e interpretação do texto e do discurso. Docente do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim, do qual recebe fomento como apoio institucional. Bolsista CAPES (UPF).

Citas

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Publicado

2022-01-08

Cómo citar

TOLDO, Claudia; FARINA, Luciane Schiffl. UM REFLEXÃO TEÓRICO ENUNCIATIVA SOBRE A RELAÇÃO (INTER)SUBJETIVA ENTRE O ACADÊMICO E O PROFESSOR NO PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 24, p. 200–216, 2022. DOI: 10.51951/ti.v11i24. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17026. Acesso em: 19 dic. 2024.