UM REFLEXÃO TEÓRICO ENUNCIATIVA SOBRE A RELAÇÃO (INTER)SUBJETIVA ENTRE O ACADÊMICO E O PROFESSOR NO PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v11i24Palabras clave:
Enunciação, Produção textual acadêmica, Intervenção avaliativo-enunciativaResumen
A escrita é um ato inerente à vida acadêmica e profissional e mesmo sendo uma prática prevista em documentos oficiais desde a Educação Básica, os alunos, principalmente os ingressantes, apresentam dificuldades ao lidar com tarefas que requerem leitura e escrita na esfera acadêmica. Diante dessa realidade, o presente trabalho insere-se na preocupação do fazer docente no Ensino Superior quanto à produção textual. Dessa forma, propõe-se a refletir sobre a relação (inter)subjetiva – entre o acadêmico e o professor – a partir de uma intervenção avaliativo-enunciativa docente. Para tanto, contamos com o constructo teórico de Émile Benveniste, principalmente com os artigos “A natureza dos pronomes” (1956) e “Da subjetividade na linguagem” (1958) constantes na obra Problemas de Linguística Geral I – PLG I – e “A linguagem e a experiência humana” (1965) da obra Problemas de Linguística Geral – PLG II. Presume-se que o aluno, assumindo o lugar do eu-locutor conta com o tu-alocutário professor o qual orienta a sua (re)escrita para que o mesmo alcance a evolução do seu enunciar, atingindo a posição de sujeito.
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