Uma miscelânea do séc. XVIII – análise da tipologia documental como aporte para compreensão do texto
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v14i30.p301-314Palabras clave:
Miscelânea. Tipologia documental. Manuscritos.Resumen
Objetivamos, com esse artigo, apresentar e descrever as características de uma tipologia documental, apresentada como miscelânea. A presente pesquisa tem como corpus de investigação o conjunto documental denominado “Documentos de diversas tipologias referentes a Mato Grosso, Colónia do Sacramento, e à Companhia de Jesus, entre outros assuntos”, reunida no século XVIII, e produzida por Lourenço Anastácio Mexia (1739-1796), apresentado como coautor, e António Lourenço Caminha (?-1831), como escriba. Pela descrição da obra percebe-se que o primeiro reuniu os manuscritos que compõem a obra, e o segundo, fez o registro escrito. O conjunto de manuscritos apresenta uma variedade de assuntos que podem contribuir para a compreensão das formas de registro escrito do século XVIII e dos interesses pessoais e políticos envolvidos e da cultura do período. Para a análise, nos baseamos em Cambraia (2005), Gumbrecht (2021), Pinto (1832), Spina (1977) e Silva (1789). Este artigo é um recorte de uma pesquisa maior de doutoramento, que visou demonstrar a análise e descrição da tipologia documental, miscelânea, como aporte para compreensão do texto.
Descargas
Citas
CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à Crítica Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GUMBRECHT. Hans Ulrich. Os poderes da filologia: dinâmica de conhecimento textual. 1. ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2021.
MELO, Gladstone Chaves. Iniciação à filologia e à linguística portuguesa. Ao Livro Técnico, Rio de Janeiro, 1981).
MICHAELIS, Dicionário on-line. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br. Acesso em: 12 dez. 2023.
PINTO, Luis Maria da Silva. Diccionario da Lingua Brasileira. Typographia de Silva. Ouro Preto, 1832.
SPINA, Segismundo. Introdução à Edótica: crítica textual. São Paulo, Cultrix: Ed. da Universidade de São Paulo, 1977.
SILVA, António de Morais. Diccionario da Lingua Portugueza composto pelo Padre D. Rafael de Bluteau, reformado e accrescentado por Antonio de Moraes Silva, natural do Rio de Janeiro. Lisboa, na Officina de Simão Thaddeo Fereira, 1789.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Travessias Interativas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.