O FUNCIONAMENTO REFERENCIAL NO DISCURSO DA CRIANÇA: UMA ANÁLISE DE FATOS ENUNCIATIVOS DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA

THE REFERENTIAL OPERATION IN CHILD’S DISCOURSE: AN ANALYSIS OF ENUNCIATIVE FACTS OF FIRST LANGUAGE ACQUISITION

Auteurs

  • Raiany TOMAZZI UFRGS - Porto Alegre/RS

Résumé

RESUMO: O objetivo deste artigo é observar o funcionamento referencial no discurso da criança em fase de aquisição da língua materna. A partir da teoria enunciativa de Émile Benveniste – essencialmente nos Problemas de linguística geral I e II –, aliada ao campo de aquisição da linguagem – deslocamento operado por Silva (2009) –, observamos o valor que a criança atribui às formas que integram seu discurso. Para mediar a discussão, fatos enunciativos de uma criança acompanhada dos onze meses aos três anos e quatro meses de idade foram analisados. Os resultados evidenciam que a subjetividade está implicada nas operações que a criança realiza ao referir em seu discurso.

PALAVRAS-CHAVE: Émile Benveniste. Teoria da Enunciação. Aquisição de Língua Materna. Referência. Subjetividade.

      

ABSTRACT: This article aims to observe the referential operation in child’s discourse in first language acquisition. From Émile Benveniste’s theory of utterance – essentially in Problems in general linguistics I and II. –, allied with the language acquisition field – shift operated by Silva (2009) –, we observed the value that the child attributes to the forms which integrate the discourse. In order to mediate the discussion, enunciative facts of a child followed from eleven months until three years and four months old were analyzed. The results show that subjectivity is implicated in the operations that the child performs on referring in his/her speech.

KEYWORDS: Émile Benveniste. Theory of Utterance. First Language Acquisition. Reference. Subjectivity.

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Publiée

2019-03-17

Comment citer

TOMAZZI, Raiany. O FUNCIONAMENTO REFERENCIAL NO DISCURSO DA CRIANÇA: UMA ANÁLISE DE FATOS ENUNCIATIVOS DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA: THE REFERENTIAL OPERATION IN CHILD’S DISCOURSE: AN ANALYSIS OF ENUNCIATIVE FACTS OF FIRST LANGUAGE ACQUISITION. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 6, n. 12, p. pp. 23–34, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10982. Acesso em: 19 déc. 2024.