O FUNCIONAMENTO REFERENCIAL NO DISCURSO DA CRIANÇA: UMA ANÁLISE DE FATOS ENUNCIATIVOS DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA MATERNA
THE REFERENTIAL OPERATION IN CHILD’S DISCOURSE: AN ANALYSIS OF ENUNCIATIVE FACTS OF FIRST LANGUAGE ACQUISITION
Résumé
RESUMO: O objetivo deste artigo é observar o funcionamento referencial no discurso da criança em fase de aquisição da língua materna. A partir da teoria enunciativa de Émile Benveniste – essencialmente nos Problemas de linguística geral I e II –, aliada ao campo de aquisição da linguagem – deslocamento operado por Silva (2009) –, observamos o valor que a criança atribui às formas que integram seu discurso. Para mediar a discussão, fatos enunciativos de uma criança acompanhada dos onze meses aos três anos e quatro meses de idade foram analisados. Os resultados evidenciam que a subjetividade está implicada nas operações que a criança realiza ao referir em seu discurso.
PALAVRAS-CHAVE: Émile Benveniste. Teoria da Enunciação. Aquisição de Língua Materna. Referência. Subjetividade.
ABSTRACT: This article aims to observe the referential operation in child’s discourse in first language acquisition. From Émile Benveniste’s theory of utterance – essentially in Problems in general linguistics I and II. –, allied with the language acquisition field – shift operated by Silva (2009) –, we observed the value that the child attributes to the forms which integrate the discourse. In order to mediate the discussion, enunciative facts of a child followed from eleven months until three years and four months old were analyzed. The results show that subjectivity is implicated in the operations that the child performs on referring in his/her speech.
KEYWORDS: Émile Benveniste. Theory of Utterance. First Language Acquisition. Reference. Subjectivity.
Téléchargements
Références
BENVENISTE, Émile. A natureza dos pronomes. Problemas de Linguística Geral I. 5ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.
______. Da subjetividade na linguagem. Problemas de Linguística Geral I. 5ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2005.
______. Estrutura da língua e estrutura da sociedade. Problemas de Línguística Geral II. 2ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
______. O aparelho formal da enunciação. Problemas de Línguística Geral II. 2ª edição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2006.
FLORES, Valdir do Nascimento. Princípios para a definição do objeto da lingüística da enunciação: uma introdução (primeira parte). Letras de hoje. v. 36, nº 4. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
FLORES, Valdir do Nascimento; TEIXEIRA, Marlene. Introdução à linguística da enunciação. São Paulo, Contexto, 2013.
SILVA, Carmem Luci da Costa. A criança na estrutura enunciativa. Revista Organon: Revista do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 23, n. 46, p. 27-45. jan-jun 2009a.
______. A criança na linguagem – enunciação e aquisição. Campinas, SP: Pontes Editores, 2009b.
SILVA, Carmem Luci da Costa; ENDRUWEIT, Magali Lopes. O oral e o escrito sob o viés enunciativo: reflexões metodológicas. ReVEL: Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 9, n. 16, 2011. <www.revel.inf.br>.
TOMAZZI, Raiany. Como a referência do discurso da criança instaura os valores culturais e fundamenta a subjetividade de seu ato de aquisição da linguagem? Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto de Letras. Porto Alegre: UFRGS, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.