PROJETANDO REFLEXÕES SOBRE A RE(A)PRESENTAÇÃO DA REALIDADE EM FAHRENHEIT 9/11, DE MICHAEL MOORE

PROJECTING REFLECTIONS ON THE RE-PRESENTATION OF REALITY IN FAHRENHEIT 9/11, BY MICHAEL MOORE

Auteurs

  • Márcia Corrêa de Oliveira MARIANO CAPES/UNESP - São José do Rio Preto/SP

Résumé

RESUMO: O documentário Fahrenheit 9/11 (2004) foi escrito e dirigido por Michael Moore, tendo como tema os eventos de 11 de setembro. O documentário aborda as causas e consequências dos atentados, critica a postura do então presidente George W. Bush ao conduzir as questões de segurança e política externa americanas, mostra como as pessoas reagiram aos eventos e os problemas enfrentados pela nação. Este artigo abordará como Fahrenheit 9/11 faz uma re(a)presentação do mundo histórico, representando-o, moldando seu registro sob uma perspectiva e um ponto de vista distintos, tornando-se um importante propulsor de acirrados debates sobre a História da política americana. Elencando questões referentes a conceitos como verdade, representação do real e resgate do passado histórico, o artigo tem como objetivo analisar o caráter ambíguo da interpretação dos fatos. Ao inserir e subverter certas informações, o artista aborda a realidade de forma a re(a)presentá-la e não a copiá-la, apresentando múltiplas perspectivas para a interpretação de um fato histórico.

PALAVRAS-CHAVE: Fahrenheit 9/11. Documentário. Ficção e realidade. Representação. Michael Moore.

      

ABSTRACT: The documentary Fahrenheit 9/11 (2004) was written and directed by Michael Moore, having as its theme the events of September 11. The documentary addresses the causes and consequences of the attacks, criticizes the posture of the former president George W. Bush when dealing with the security issues and U.S. foreign policy, shows how people reacted to the events and the problems faced by the nation. This article will discuss how Fahrenheit 9/11 re-presents the historical world, representing it, shaping its records under a distinct perspective and point of view, becoming an important driver of lively debates about the history of American politics. Listing issues related to concepts as truth, representation of reality and the reevaluation of the historical past, the article aims at analyzing the ambiguous nature of the interpretation of the facts. When inserting and subverting certain information, the artist addresses the reality in order to re-present it, not to copy it, presenting multiple perspectives for the interpretation of a historical fact.

KEYWORDS: Fahrenheit 9/11. Documentary. Fiction and reality. Representation. Michael Moore.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifônica. Campinas: Editora Unicamp, 1996.

FAHRENHEIT 9/11. Direção: Michael Moore. Produção: Michael Moore, Jim Czarnecki e Kathleen Glynn. Washington: Westside, 2004. 1 DVD (122 min), son., color.

HUTCHEON, Linda. The Politics of Postmodernism. London and New York: Routledge, 1993.

______. Teoria e política da ironia. Tradução de Júlio Jeha. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

JAMESON, Fredric. O inconsciente político: a narrativa como ato socialmente simbólico. Tradução de Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Ática, 1992.

______. Modernidade singular: ensaio sobre a ontologia do presente. Tradução de Roberto Franco Valente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

MOORE, Michael. O livro oficial do filme Fahrenheit 11 de setembro: Michael Moore. São Paulo: Francis, 2004. p. 13-128.

MUECKE, Douglas Colin. Ironia e o irônico. São Paulo: Perspectiva, 1982.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Tradução de Mônica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2005.

RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... O que é mesmo documentário? São Paulo: Senac, 2008.

TOPLIN, Robert Blent. Michael Moore´s Fahrenheit 9/11: How one Film Divided a Nation. Kansas: University Press, 2006.

VIDAL, Gore. Sonhando a guerra: sangue por petróleo e a junta Cheney-Bush. Tradução de Ricardo Silveira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 1984.

Publiée

2019-03-24

Comment citer

MARIANO, Márcia Corrêa de Oliveira. PROJETANDO REFLEXÕES SOBRE A RE(A)PRESENTAÇÃO DA REALIDADE EM FAHRENHEIT 9/11, DE MICHAEL MOORE: PROJECTING REFLECTIONS ON THE RE-PRESENTATION OF REALITY IN FAHRENHEIT 9/11, BY MICHAEL MOORE. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 3, n. 6, p. pp. 30–42, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11083. Acesso em: 19 déc. 2024.