PROJETANDO REFLEXÕES SOBRE A RE(A)PRESENTAÇÃO DA REALIDADE EM FAHRENHEIT 9/11, DE MICHAEL MOORE
PROJECTING REFLECTIONS ON THE RE-PRESENTATION OF REALITY IN FAHRENHEIT 9/11, BY MICHAEL MOORE
Resumo
RESUMO: O documentário Fahrenheit 9/11 (2004) foi escrito e dirigido por Michael Moore, tendo como tema os eventos de 11 de setembro. O documentário aborda as causas e consequências dos atentados, critica a postura do então presidente George W. Bush ao conduzir as questões de segurança e política externa americanas, mostra como as pessoas reagiram aos eventos e os problemas enfrentados pela nação. Este artigo abordará como Fahrenheit 9/11 faz uma re(a)presentação do mundo histórico, representando-o, moldando seu registro sob uma perspectiva e um ponto de vista distintos, tornando-se um importante propulsor de acirrados debates sobre a História da política americana. Elencando questões referentes a conceitos como verdade, representação do real e resgate do passado histórico, o artigo tem como objetivo analisar o caráter ambíguo da interpretação dos fatos. Ao inserir e subverter certas informações, o artista aborda a realidade de forma a re(a)presentá-la e não a copiá-la, apresentando múltiplas perspectivas para a interpretação de um fato histórico.
PALAVRAS-CHAVE: Fahrenheit 9/11. Documentário. Ficção e realidade. Representação. Michael Moore.
ABSTRACT: The documentary Fahrenheit 9/11 (2004) was written and directed by Michael Moore, having as its theme the events of September 11. The documentary addresses the causes and consequences of the attacks, criticizes the posture of the former president George W. Bush when dealing with the security issues and U.S. foreign policy, shows how people reacted to the events and the problems faced by the nation. This article will discuss how Fahrenheit 9/11 re-presents the historical world, representing it, shaping its records under a distinct perspective and point of view, becoming an important driver of lively debates about the history of American politics. Listing issues related to concepts as truth, representation of reality and the reevaluation of the historical past, the article aims at analyzing the ambiguous nature of the interpretation of the facts. When inserting and subverting certain information, the artist addresses the reality in order to re-present it, not to copy it, presenting multiple perspectives for the interpretation of a historical fact.
KEYWORDS: Fahrenheit 9/11. Documentary. Fiction and reality. Representation. Michael Moore.
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Referências
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