AS DESAPARIÇÕES (ALEXEI BUENO)
Résumé
A literatura contemporânea é muitas vezes apresentada como um “problema”. De início, creio que o maior “problema” da literatura contemporânea é o próprio fato dela ser contemporânea, isto é, coincidente com as contingências do olhar presente humano em sua condição de maior “imediatez”. O contemporâneo é sempre um “problema” e sempre exigiu, em todas as esferas da cultura, uma reação, uma “resposta” (porque, em suma, são estas reações e “respostas” que definem o contemporâneo). As “respostas” da literatura (e da poesia) ao contemporâneo devem ser intuídas, creio, no interior da ótica estética específica de cada autor. de cada autor e, às vezes, da ótica estética de cada obra. A partir desta condição, é possível também verificarmos “respostas” próximas entre autores e obras, de onde a crítica infere “linhas” de atuação estética que, em futuro próximo ou distante, possam assumir estruturalmente a “definitiva” ou as “definitivas” e/ou melhor realizadas “respostas” à nossa época, como ocorreu em todas as outras...
Téléchargements
Références
ANDRADE, A. de M. Os Deuses se tornam Humanos: a poesia de Alexei Bueno. Revista Texto Poético. v. 8, 2010.
BUENO, A. As desaparições. Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2009.
BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. 7 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
DEGUY, M. Reabertura após obras. Campinas: Editora Unicamp, 2010.
PERRONE-MOISÉS, L. Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.