SINGULARIDADES DE DUAS EDIÇÕES CRÍTICAS DE TEXTOS LITERÁRIOS DO SÉCULO XIX
SINGULARITIES OF TWO CRITICAL EDITIONS OF LITERARY TEXTS FROM THE NINETEENTH CENTURY
DOI :
https://doi.org/10.51951/ti.v10i20Résumé
RESUMO: Neste artigo, vamos nos deter em singularidades da preparação, ainda em curso, de duas edições críticas que estamos realizando, agora na etapa de conclusão de ambas: a de Papéis Avulsos, coletânea de contos de Machado de Assis, e a das narrativas de viagem de Eça de Queirós. A primeira é uma edição crítica de obra em que os manuscritos autógrafos não chegaram até nós ou estão desaparecidos e a segunda é uma edição crítica, com viés genético, em que manuscritos autógrafos autorais foram preservados. Contudo, ambas as obras foram publicadas – a segunda, apenas algumas breves passagens em nova versão – em periódicos.
PALAVRAS-CHAVE: Crítica Textual. Edição Crítica. Machado de Assis. Eça de Queirós.
ABSTRACT: This article focuses on the singularities of the preparation – still underway – of two critical editions being produced by the authors, which are now at their final stages: Papéis Avulsos, a collection of short stories by Machado de Assis, and a volume of travel narratives by Eça de Queirós. The former is a critical edition of a work whose manuscripts have either disappeared or have not been retrieved, while the latter is a critical edition of a genetic bent, in that the author’s manuscripts have been preserved. Nonetheless, both works were published in periodicals, albeit just a few short passages of the latter in a new version.
KEYWORDS: Criticsm Textual. Critical Edition. Machado de Assis. Eça de Queirós.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.