RESSONÂNCIAS DE A DIVINA COMÉDIA NA OBRA DE ÁLVARES DE AZEVEDO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51951/ti.v11i23

Mots-clés :

Álvares de Azevedo, Divina Comédia, Ressonâncias, Obra azevediana

Résumé

Este artigo almeja mostrar como A Divina comédia (2017), de Dante Alighieri, influenciou a obra de Álvares de Azevedo, escritor brasileiro romântico do século XIX. Ademais, abordam-se alguns críticos que perceberam esta influência dantesca no jovem poeta como Monteiro (2000), Andrade (2011) e Lucchesi (2013). Esta pesquisa foi motivada pela necessidade imperiosa de apresentar a relação entre o poeta brasileiro e a Comédia, pois quase passou despercebidamente pela crítica literária; por isso, mostra como a obra dantesca conferiu significado à obra azevediana, a fim de se compreender melhor aspectos inexplorados da mesma. Constatou-se, por meio de um levantamento quantitativo, que, na obra integral azevediana, as ressonâncias dantescas vão desde referências ao nome do poeta florentino, a personagens dantescas, a enredos dos cantos e a citações diretas de versos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Alexandre Silva da PAIXÃO, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduando em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (Departamento de Letras Estrangeiras/UFS).

Alexandre de Melo ANDRADE, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFS). Doutor em Estudos Literários.

Références

ALIGHIERI, Dante. A divina comédia. Trad. Xavier Pinheiro. 12. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

ALIGHIERI, Dante. La divina commedia. Mondadori: Milano, 1966-67.

ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. Obra Completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.

______. Lira dos vinte anos. In: ______. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. p. 119-289.

______. Macário. In: ______. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. p. 505-562.

______. Noite na taverna. In: ______. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. p. 563-608.

______. O Conde Lopo. In: ______. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. p. 373-498.

______. O livro de Fra. Gondicário. In: ______. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. p. 609-653.

______. O Poema do Frade. In: ______. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. p. 317-371.

______. Poesias diversas. In: ______. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. p. 293-315.

ANDRADE, Alexandre de Melo. A transcendência pela natureza em Álvares de Azevedo. Tese de Doutorado. UNESP, Araraquara, 2011.

ANDRADE, Mário de. Amor e medo. In: AZEVEDO, Álvares. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000, p. 53-57.

CARVALHO, Ronald de. “Álvares de Azevedo (1831-1852) e a poesia da dúvida”. In: AZEVEDO, Álvares. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000, p. 49-53.

LUCCHESI, Marco. Nove cartas sobre a Divina Comédia: navegações pela obra clássica de Dante. 1ª ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Fundação Biblioteca Nacional, 2013.

MERQUIOR, José Guilherme. Álvares de Azevedo. In: AZEVEDO, Álvares de. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000, p. 96-98.

MONTEIRO, Jaci. “Álvares de Azevedo”. In: AZEVEDO, Álvares. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000, p. 19-24.

NITRINI, Sandra. Conceitos fundamentais. In: ______. Literatura comparada. São Paulo: Edusp, 1997, p. 125-182.

______. Percursos e teóricos. In: ______. Literatura comparada. São Paulo: Edusp, 1997, p. 18-123.

ROCHA, Gibson Monteiro da. Dante: um percurso pela literatura brasileira. Tese de mestrado. UFPE, 2007.

ROMERO, Sílvio. “Álvares de Azevedo”. In: AZEVEDO, Álvares. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000, p. 26-43.

STEGAGNO-PICCHIO, Luciana. “O fascinante Álvares de Azevedo”. In: AZEVEDO, Álvares. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000, p. 98-100.

STERZI, Eduardo. Por que ler Dante. Porto Alegre: Globo, 2008.

VERÍSSIMO, José. Álvares de Azevedo. In: ÁLVARES, Álvares de. Obra completa. Org. Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000, p. 43-46.

VIEIRA, Suelen Helen Silva. Álvares de Azevedo: a ironia no amor ou o amor na ironia. Tese de mestrado. Rio de Janeiro. UFRJ, 2009.

Publiée

2021-07-27

Comment citer

PAIXÃO, Alexandre Silva da; ANDRADE, Alexandre de Melo. RESSONÂNCIAS DE A DIVINA COMÉDIA NA OBRA DE ÁLVARES DE AZEVEDO. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 11, n. 23, p. 49–63, 2021. DOI: 10.51951/ti.v11i23. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/16119. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Álvares de Azevedo: revisão crítica