A ESTRUTURA E OS RECURSOS DOS DICIONÁRIOS GERAIS ON-LINE DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI :
https://doi.org/10.51951/ti.v12i25.p80-93Mots-clés :
Metalexicografia, Tipologia e estruturação de dicionários, Dicionários on-line.Résumé
Neste trabalho, realizou-se uma investigação dos elementos constitutivos dos dicionários gerais de Língua Portuguesa disponíveis aos consulentes em plataforma on-line. O trabalho objetiva apresentar a tipologia e a composição dos dicionários, bem como suas estruturas de acesso, evidenciando as características micro e macroestruturais dos dicionários analisados. Para atingir os objetivos propostos, foram estudados oito dicionários gerais on-line de Língua Portuguesa à luz dos apontamentos críticos dos autores Rey (1977), Welker (2004), Svensén (2009), Selistre (2010) e Polguère (2018). Os resultados obtidos apontam que, no que diz respeito à macroestrutura desses dicionários, a estrutura de acesso preferida é a busca direta e as unidades linguísticas unanimemente arroladas pelos dicionários são: lexias simples, lexias compostas, formas contraídas e abreviaturas. Quanto à microestrutura, os únicos elementos que fazem parte de um verbete em todos os dicionários analisados são: classe de palavra, informações gramaticais, definições/acepções; quanto ao tipo de microestrutura e a forma como informações fraseológicas são inseridas no verbete, não houve consenso e os dicionários variaram em microestrutura integrada, não-integrada e parcialmente integrada. Por fim, verificou-se que elementos medioestruturais, como remissões e uso de links, facilitados por um ambiente virtual, configuram uma ferramenta proeminente nos dicionários gerais on-line de Língua Portuguesa.
Téléchargements
Références
POLGUÈRE, A. Lexicologia e semântica lexical: noções fundamentais. Tradução de Sabrina Pereira de Abreu. São Paulo: Contexto, 2018.
REY, Alain. Le lexique: images et modèles du dictionare à la lexicologie. Paris : Libraire Armand Colin, 1977.
SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco. Dicionários disponíveis on-line para aprendizes de inglês: estruturação e recursos. Ci, Brasília, v. 39, n. 3, p. 61-72, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652010000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.
SVENSÉN, Bo. A handbook of lexicography: the theory and practice of dictionary-making. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
WELKER, Herbert Andreas. Dicionários: uma pequena introdução à lexicografia. 2. ed. rev. e ampl. Brasília: Thesaurus, 2004.
Dicionários:
DAi. Dicionário Aberto. http://dicionario-aberto.net. Acesso em 3 fev. 2021.
DAulDi. Dicionário Caldas Aulete Digital. Disponível em: http://www.aulete.com.br/. Acesso em 3 fev. 2021.
DAurPOi. Dicionário do Aurélio Online. Disponível em: https://dicionariodoaurelio.com/. Acesso em 3 fev. 2021.
DOPi. Dicionário Online de Português. https://www.dicio.com.br/. Acesso em 3 fev. 2021.
DPLPi. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. https://dicionario.priberam.org/. Acesso em 3 fev. 2021.
GDHoui. Grande Dicionário Houaiss. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br/pub/apps/www/v3-0/html/index.htm#0.
IDPEi. Infopédia Dicionário Porto Editora. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/. Acesso em 3 fev. 2021.
MDBLPi. Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. https://michaelis.uol.com.br/. Acesso em 3 fev. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.