ABORDAGEM DIDÁTICA DO ARTIGO ACADÊMICO EM UM CURSO DE LETRAS: DIÁLOGO ENTRE A SOCIORRETÓRICA E OS LETRAMENTOS ACADÊMICOS
DOI :
https://doi.org/10.51951/ti.v11i24Mots-clés :
Letramentos Acadêmicos, Ensino de escrita, Artigo acadêmicoRésumé
O objetivo deste artigo é descrever e analisar uma proposta de abordagem didática do gênero artigo acadêmico (AA), no curso de Letras: Língua Portuguesa, de uma universidade brasileira. Fundamenta-se nos estudos dos Letramentos Acadêmicos, particularmente nas abordagens de ensino de escrita acadêmica propostas por Lea e Street (1998) – habilidades de estudo, socialização acadêmica e letramentos acadêmicos. A abordagem didática do AA direciona-se para uma turma da disciplina Tópicos Especiais em Língua – Gêneros Acadêmicos, ofertada remotamente, em 2021, com aulas síncronas e assíncronas. As ações didáticas desenvolvidas na turma organizam-se em três momentos: (1) Pesquisa acadêmica em Linguística: o que é e como se faz?; (2) Artigo acadêmico em Linguística: o que é e como se faz? e (3) Produção científica: do projeto de pesquisa ao artigo acadêmico. A culminância do desenvolvimento dessas ações didáticas consiste na submissão de um resumo do AA produzido na disciplina para um evento acadêmico da área de Letras. Avalia-se como produtiva a elaboração dessa proposta, sobretudo por oportunizar aos estudantes feedback formativo (WINGATE, 2010) dos textos escritos, momentos de conversas em torno do texto (IVANIC, 1998), da história do texto (LILLIS, 2003), favorecendo um diálogo mais profícuo sobre a escrita acadêmica.
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