MODERNIDADE E VANGUARDA EM MALLARMÉ

MODERNITY AND VANGUARD IN MALLARMÉ

Auteurs

  • Andressa Cristina de OLIVEIRA Letras – UNESP/Araraquara
  • Thais de Souza ALMEIDA Letras – UNESP/Araraquara

DOI :

https://doi.org/10.51951/ti.v7i14

Résumé

RESUMO: Os termos “moderno” e “vanguarda” percorreram longos caminhos até se encontrarem – e mesmo se entrecruzarem – em meados do século XIX. De acordo com Calinescu, a aliança da modernidade com o tempo, unida à duradoura confiança no progresso, resultou no mito de uma vanguarda autoconsciente e heroica na luta pelo futuro. Adiantando em vinte anos aquele que ficou conhecido como o movimento simbolista, precursor das vanguardas do século XX, Stéphane Mallarmé deu continuidade ao trabalho de Charles Baudelaire e por diversas vezes se mostrou um artista avant la lettre. Este trabalho tem o intuito de pensar de que maneira o poeta Stéphane Mallarmé se fez, ao mesmo tempo, filho da modernidade e patriarca da primeira vanguarda, ainda que não aceitasse o título de bom grado. Para tanto, elaboramos uma introdução abordando os conceitos de “modernidade” e “vanguarda”, valendo-nos das obras de Matei Calinescu, Hans Robert Jauss e Octávio Paz; um estudo acerca da obra do poeta e da colaboração oferecida pela estética mallarmeana às vanguardas do século XIX e XX, partindo de uma de suas obras iniciais Hérodiade – e chegando ao famigerado Un coup de dés, iniciador do poema-tipográfico.

PALAVRAS-CHAVE: Modernidade. Decadentismo francês. Vanguarda. Stéphane Mallarmé. Poesia moderna.

 

ABSTRACT: The concepts of “modern” and “vanguard” traveled long ways to meet – and even merge in the mid-nineteenth century. According to Calinescu, the alliance of modernity with time, united with lasting confidence in progress, resulted in the myth of a self-conscious and heroic vanguard in the fight for the future. Ahead in twenty years who became known as the symbolist movement and precursor of the vanguards of the twentieth century, Stéphane Mallarmé continued the work of Charles Baudelaire and several times showed to be an artist avant la lettre. This work aims to think how the poet Stephane Mallarmé was made at the same time, the son of modernity and the first avant-garde patriarch, although didn’t accept the title gladly. Therefore, we developed an introduction addressing the concepts of “modernity” and “vanguard”, drawing on the works of Matei Calinescu, Hans Robert Jauss and Octavio Paz; a study on the work of the poet and his collaboration to the aesthetic vanguards of the nineteenth and twentieth centuries, from one of his early works – Hérodiade – and reaching the renowed Un coup de dés, initiator of the poem-typographic.

KEYWORDS: Modernity. French decadence. Vanguard. Stéphane Mallarmé. Modern Poetry.

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Bibliographies de l'auteur

Andressa Cristina de OLIVEIRA, Letras – UNESP/Araraquara

Departamento de Letras Modernas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e Tutora do PET Letras da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – Araraquara – SP – Brasil – andressac@fclar.unesp.br

Thais de Souza ALMEIDA, Letras – UNESP/Araraquara

Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP – Araraquara – SP – Brasil – enviandothaisalmeida@gmail.com

Références

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Publiée

2018-05-13

Comment citer

OLIVEIRA, Andressa Cristina de; ALMEIDA, Thais de Souza. MODERNIDADE E VANGUARDA EM MALLARMÉ: MODERNITY AND VANGUARD IN MALLARMÉ. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 7, n. 14, p. pp. 207–221, 2018. DOI: 10.51951/ti.v7i14. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/9132. Acesso em: 19 déc. 2024.