METÁFORA VISUAL NOS QUADRINHOS
VISUAL METAPHOR IN COMICS
DOI :
https://doi.org/10.51951/ti.v7i14Résumé
RESUMO: A partir da concepção de que a metáfora é um fenômeno cognitivo, e não apenas linguístico, o artigo analisa algumas especificidades na metáfora visual nas histórias em quadrinhos. Para tanto, parte da distinção entre metáforas de invenção e metáforas de uso (FONTANIER, 2009), demonstrando a aplicabilidade desses conceitos aos quadrinhos. Em seguida, valendo-se da teoria da interação (BLACK, 1954), postula a existência de alguns tipos de metáforas nos quadrinhos, conforme a relação estabelecida entre o termo metafórico, a cena e os personagens. A partir daí, o artigo conclui que a existência de diferentes expedientes formais para a expressão da metáfora visual nos quadrinhos requer do leitor diferentes estratégias de leitura.
PALAVRAS-CHAVE: Tipos de metáfora. Metáfora visual. Histórias em quadrinhos.
ABSTRACT: Assuming that metaphor is a cognitive phenomenon, not just a linguistic one, the article analyses some particularities on visual metaphor in comics. It starts with the distinction between metaphors of invention and metaphors of use (FONTANIER, 2009), in order to demonstrate the applicability of these concepts to comics. Using interaction view on metaphor (BLACK, 1954), the article postulates the existence of some types of metaphor in comics, based on the relation among the metaphoric object, the scene and the characters. The article concludes that different formal devices for metaphorical expression require different reading skills from the reader.
KEYWORDS: Types of metaphor. Visual metaphor. Comics.
Téléchargements
Références
ABBOTT, Michael; FORCEVILLE, Charles. Visual representations of emotion in manga: loss of control is loss of hands in Azumanga Daioh volume 4. Language and Literature, v. 20, n. 2, p. 91-112. 2011.
BLACK, Max. Metaphor. Proceedings of the Aristotelian Society, Londres, n. 55, p. 273–294, 1954.
DELANO, Jamie; MANDRAKE, Tom. Triângulos infernais. In: VEITCH, Rick et al. Monstro do Pântano: Regênese. v. 3. Barueri, SP: Panini, 2016.
ECO, Umberto. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 1979.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FONTANIER, Pierre. Les figures du discours. Paris: Champs, 2009.
FORCEVILLE, Charles. Compasses, beauty queens and other PCs: Pictorial metaphors in computer advertisements. Hermes, Journal of Linguistics, Copenhague, n. 24, p. 31-55, 2000.
. Pictorial runes in Tintin and the Picaros. Journal of Pragmatics, Amsterdam, n. 43, p. 875-890, 2011.
GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial, 2015.
KING, Tom et al. A sombra do Batman especial: a guerra dos Robins, v. 1. Barueri, SP: Pani- ni, 2016.
LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
MCCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M Books, 2005.
MILLER, Frank. Batman: o Cavaleiro das Trevas. v. 3. São Paulo: Abril, 1988.
MOENCH, Doug et al. O fundo do poço. Batman, São Paulo, n. 1, p. 83-161, mar. 1995.
MOORE, Alan; TOTLEBEN, John. O jardim das delícias terrenas. In: MOORE et al. Asaga do Monstro do Pântano. v. 5. Barueri, SP: Panini, 2015.
PAES, José Paulo. Os perigos da poesia e outros ensaios. Rio de Janeiro: Topbooks, 1997.
RICOEUR, Paul. A metáfora viva. São Paulo: Loyola, 2015.
SANTOS, Roberto Elísio dos; VERGUEIRO, Waldomiro. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS, São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan./abr. 2012.
VERGUEIRO, Waldomiro. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Ângela et al. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.