AGRUPAMENTO E PROGRESSÃO DE GÊNEROS EM DUAS PROPOSTAS CURRICULARES DA REGIÃO DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO
GROUPING AND PROGRESSION OF GENRES IN TWO CURRICULAR PROPOSAL OF THE MERIDIONAL AGRESTE REGION OF PERNAMBUCO
DOI :
https://doi.org/10.51951/ti.v7i14Résumé
RESUMO: O ensino dos gêneros textuais em língua materna no Brasil, apesar de apresentar avanços em relação ao paradigma tradicionalista, contemplando uma maior diversidade textual, explora tão-somente o gênero pelo gênero ou usa-se desses megainstrumentos para mobilizar, nos alunos, capacidades de linguagem e, assim, desenvolver neles capacidades linguístico-discursivas? Partindo dessa problemática e apoiando-se principalmente no proposto por Dolz, Noverraz e Scheuwly (2004) sobre o agrupamento e a progressão de gêneros, o presente trabalho buscou investigar as capacidades de linguagem mobilizadas pelos gêneros em duas propostas curriculares para os anos finais do Ensino Fundamental (isto é, do 6º ao 9º ano) de dois municípios da região do Agreste Meridional de Pernambuco – a saber, Caetés e Garanhuns. A pesquisa é de caráter documental e, para recorte do corpus, priorizou-se, dentre os vinte municípios que compõem essa região do estado de Pernambuco, aqueles que tivessem propostas curriculares próprias, desenvolvidas pela própria Secretaria de Educação. Os dados revelaram que a capacidade de linguagem do expor predomina tanto na quantidade de gêneros como na sistematicidade com que os gêneros dessa ordem são explorados, seguida pelas capacidades do argumentar e do relatar; já as capacidades do narrar e do descrever ações (sobretudo esta última) carecem, nas propostas analisadas, de uma abordagem mais sistemática. Este trabalho traz resultados finais de pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica (PIC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG); além disso, está vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE) da UAG/UFRPE, registrado na base do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, na plataforma Lattes do CNPQ.
PALAVRAS-CHAVE: Currículo. Língua Portuguesa. Gêneros textuais.
ABSTRACT: The teaching of textual genres in native language in Brasil, despite the fact that shows advancements in comparison to the traditionalist paradigm by contemplating a bigger diversity of genres, explores only the genre itself or use these megainstruments to mobilize, on the students, language capacities and then develop their linguistic-discoursive capacities? Starting from this problem and being based on what Dolz and Schneuwly (2004) purpose about the grouping and the progression of textual genres as instruments to guarantee a significative learning, this paper intended to search, based on two curricular purposals to the final years of the Elementary School (from the 6th grade to the 9th grade) of two cities of the Meridional Agreste region of Pernambuco – the cities of Caetés and Garanhuns. This search has documental character and to delimitate our corpus we have chosen cities who had curricular purposals developed by their own Education Secretary. Our dates have revealed that the language capacity of exposing predominates in the number of genres and in the systematic aspect in which it is explored. In following, we have the language capacities of arguing and relating. The capacitites of narrating and describing actions do not have, o the analysed purposals, a systematic approach. This paper is based on final results of a research developed on the Programa de Iniciação Científica (PIC - Scientific Initiation Program) of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), Academic Unit of Garanhuns (UAG), associated to the Núcleo de Pesquisa em Discurso e Ensino (NUPEDE – UAG / UFRPE) registred on the Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil database on CNPQ’s Lattes platform.
KEYWORDS: Curricular purposal. Portuguese language. Textual genres.
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