ATENUADORES EM INTRODUÇÕES DE ARTIGOS ACADÊMICOS DA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v12i25.p33-43Palavras-chave:
Metadiscurso. Atenuadores. Artigo acadêmico.Resumo
O estudo do metadiscurso é essencial para a compreensão de como autores argumentam em seus textos. Adotamos neste artigo a teoria Hylandiana. Verificamos o uso dos atenuadores em introduções de artigos acadêmicos da área da administração pública de língua portuguesa. Foi feita uma análise descritiva e qualitativa a partir dos atenuadores em 80 introduções, sendo 40 da década de 1960 e 40 da década de 2010. Observou-se, no corpus, o uso recorrente da estratégia de indeterminação, a qual se deu por meio de recursos linguísticos como expressões epistêmicas e aproximativas, com destaque, entre outros, para o verbo poder, os advérbios principalmente e (em) geral, ademais do adjetivo possível. Esses recursos de atenuação apresentaram variação de frequência de uso e se revelaram como importante instrumento retórico para negociação e ratificação do conhecimento científico, ressaltando o papel do artigo acadêmico enquanto espaço do jogo argumentativo e a função promocional e comunicativa da seção de introdução, o que possibilitou ao autor posicionar-se de forma comedida, persuasiva e deferida, resguardando-se diante da crítica de seus pares e conquistando espaço profissional em sua comunidade.
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