UMA VISÃO SOCIOLINGUÍSTICA DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO

O CONDICIONAMENTO DA VARIÁVEL ESCOLARIDADE

Autores

  • Claudia Norete Novais Luz UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)
  • Norma da Silva Lopes UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v12i26.p74-86

Palavras-chave:

Fala de Salvador. Objeto direto anafórico. Sociolinguística. Clítico. Escolaridade.

Resumo

Este artigo analisa o uso variável de um fenômeno do português falado, a retomada anafórica do objeto direto de terceira pessoa, com base na Teoria Variacionista (ou Sociolinguística Quantitativa). São quatro as estratégias possíveis de retomada anafórica do objeto direto: a) o clítico acusativo; b) o pronome lexical; c) o objeto nulo ou categoria vazia; d) o sintagma nominal anafórico. Para o desenvolvimento da pesquisa, o corpus utilizado é oriundo de dados reais de fala de quarenta e oito informantes soteropolitanos extraídos de entrevistas do banco de dados do PEPP – Programa de Estudos sobre Português Falado em Salvador e de dezoito informantes do NURC – Projeto Norma Urbana Culta, sendo analisados os três níveis de escolaridade (fundamental, médio e superior) dos informantes.  Definiu-se como objetivo entender o efeito da escolarização na escolha da variante entre os entrevistados. Com a análise dos dados, percebeu-se que os clíticos estão cada vez mais padecendo no português do Brasil, os pronomes lexicais, mesmo sendo estigmatizados socialmente, e o sintagma nominal anafórico são mais usados que os clíticos recomendados pela tradição gramatical. Já o objeto nulo demonstra ser preferência na retomada anafórica dos informantes investigados, demonstrando que essa variante não é combatida pela escola.

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Biografia do Autor

Norma da Silva Lopes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

NORMA DA SILVA LOPES Doutora e Mestre em Letras, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e pós- doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É docente do Colegiado de Letras da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), onde atua como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/ UNEB) na linha 2 (Linguagens, Discurso e Sociedade). Desenvolve pesquisa em Sociolinguística, estudos sobre a Variação e Mudança no Português Brasileiro. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fala e Contexto no Português Brasileiro (GconPort) e do grupo Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS/UEFS). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq. br/9488074821600029 E-mail: nlopes58@gmail.com

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Publicado

04-01-2023

Como Citar

LUZ, Claudia Norete Novais; LOPES, Norma da Silva. UMA VISÃO SOCIOLINGUÍSTICA DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO: O CONDICIONAMENTO DA VARIÁVEL ESCOLARIDADE. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 12, n. 26, p. 74–86, 2023. DOI: 10.51951/ti.v12i26.p74-86. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/17396. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Vertentes dos estudos sociolinguísticos