A utilização do plano diretor de informática como prática de ensino do processo de automação em Biblioteca escolar
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13692Abstract
Estudo sobre a prática de ensino do processo de automação em biblioteca escolar, com utilização do plano diretor de informática - PDI para automação dos serviços, que visa estruturar todo o processo em relação ao acervo e usuário existente no âmbito da biblioteca escolar da UEB Rosália Freire. Tem como objetivo geral destacar o PDI como prática de ensino para elaboração de uma proposta de automação para a biblioteca da referida unidade escolar, tornando-o um parâmetro à facilidade de uso na rotina de trabalho. Tem como objetivos específicos identificar as necessidades da biblioteca escolar da UEB Rosália Freire; elaborar um levantamento dos serviços e rotinas da referida biblioteca; estruturar um diagnóstico destinado à automação; utilizar o PDI como ferramenta no processo de automação. A metodologia deste estudo corresponde a uma pesquisa exploratória e descritiva, pautada na pesquisa bibliográfica, considerando vários autores e estudos explanados em sala de aula na disciplina de Automação de Unidades de Informação. Para elucidar os questionamentos e compreensão acerca da automação na biblioteca da UEB Rosália Freire, fez-se uso da observação do ambiente para análise inicial da ergonomia no espaço da biblioteca. Conclui-se que, como toda unidade de informação requer uma organização para que seus produtos e serviços sejam oferecidos com qualidade, a implantação dos serviços automatizados torna-se necessário para que haja controle e oferta desses serviços aos usuários no
ambiente da escola. A utilização do PDI como ferramenta de estudo para automação de bibliotecas consistiu num aprendizado prático para os alunos, permitindo maior clareza nos processos de automação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ConCI adopts the CC BY 4.0 License , where licensees have the right to copy, distribute, display and perform the work and make derivative works from it, provided that due credit is given to the author or licensor.
ConCI considers that the author holds the copyright on his/her production, but the author must agree to grant the journal the right to the first publication. In addition, the author must agree that:
• in any publications in institutional repositories, book chapters or other productions resulting from works published in ConCI, due credit must be given to the initial publication.
• are authorized to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any time before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the work published by ConCI.