A utilização do plano diretor de informática como prática de ensino do processo de automação em Biblioteca escolar
DOI :
https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13692Résumé
Estudo sobre a prática de ensino do processo de automação em biblioteca escolar, com utilização do plano diretor de informática - PDI para automação dos serviços, que visa estruturar todo o processo em relação ao acervo e usuário existente no âmbito da biblioteca escolar da UEB Rosália Freire. Tem como objetivo geral destacar o PDI como prática de ensino para elaboração de uma proposta de automação para a biblioteca da referida unidade escolar, tornando-o um parâmetro à facilidade de uso na rotina de trabalho. Tem como objetivos específicos identificar as necessidades da biblioteca escolar da UEB Rosália Freire; elaborar um levantamento dos serviços e rotinas da referida biblioteca; estruturar um diagnóstico destinado à automação; utilizar o PDI como ferramenta no processo de automação. A metodologia deste estudo corresponde a uma pesquisa exploratória e descritiva, pautada na pesquisa bibliográfica, considerando vários autores e estudos explanados em sala de aula na disciplina de Automação de Unidades de Informação. Para elucidar os questionamentos e compreensão acerca da automação na biblioteca da UEB Rosália Freire, fez-se uso da observação do ambiente para análise inicial da ergonomia no espaço da biblioteca. Conclui-se que, como toda unidade de informação requer uma organização para que seus produtos e serviços sejam oferecidos com qualidade, a implantação dos serviços automatizados torna-se necessário para que haja controle e oferta desses serviços aos usuários no
ambiente da escola. A utilização do PDI como ferramenta de estudo para automação de bibliotecas consistiu num aprendizado prático para os alunos, permitindo maior clareza nos processos de automação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
ConCI adopte la licence CC BY 4.0 , selon laquelle les titulaires de licence ont le droit de copier, distribuer, afficher et exécuter le travail et d'en faire des travaux dérivés, à condition que le crédit en soit accordé à l'auteur ou au concédant de licence.
ConCI considère que l'auteur détient les droits d'auteur sur sa production, mais l'auteur doit accepter d'accorder à la revue le droit à la première publication. De plus, l'auteur doit accepter que :
• dans toute publication dans des dépôts institutionnels, chapitres de livres ou autres productions résultant d'ouvrages publiés dans ConCI, le crédit doit être accordé à la publication initiale.
• sont autorisés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple, dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs et augmenter l'impact et la citation du travail publié par ConCI.