Digital marketing strategies

case of the Biblio Fora da Caixa project

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v5i.17335

Keywords:

Biblio Fora da Caixa. Digital marketing. Content Marketing. Social networks

Abstract

The Biblio Fora da Caixa project was created with the aim of disseminating actions and projects developed in the area of ​​Library Science and Information Science. A virtual, remote, project that was organically promoted with the help of social networks. In this sense, the present work aims to present some marketing strategies that can be used in information resources, in addition to describing the experience of the Biblio Fora da Caixa project. The methodology used was a bibliographic review on the themes relevant to this study, while the description of the Biblio Fora da Caixa project was structured as an experience report from the perspective of the project's authors. It is configured as an exploratory analysis of a quantitative and qualitative nature. In order to add a certain theoretical value, the authors of this work resorted to the main fundamentals about marketing, especially those aimed at Information Units, in order to highlight the importance of this theme to develop marketing projects using informational resources, digital technologies, projects and initiatives related to Library Science and Information Science, albeit independently and autonomously.

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Author Biographies

Joyce Mirella dos Anjos Viana, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Pesquisadora do IBICT atuando na consolidação de aspectos relacionados à visualização e ciência de dados com focos nos dados públicos oficiais. Aprimorando o desenvolvimento de serviços e produtos oferecidos pelo IBICT, que estão relacionados com os conceitos de visualização de dados e dados abertos de pesquisa e governamentais, a exemplo do Sistema Aberto de Observatório para a Visualização de Informações (Visão). Fundadora e CEO do canal Biblio Fora da Caixa. Mestre em Ciência da Informação pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (2018-2020). Discente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas- ADS pelo Instituto Federal de São Paulo (2017-atual). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Cumpriu Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD (2018-2019). Foi bolsista de iniciação científica do CNPQ (2015-2016) e bolsista do Programa de Educação Tutorial- PET/BIBLIOTECONOMIA (2013-2015)- pela UFMA. Cumpriu estágio extra curricular no Instituto Florence de Ensino Superior (2012 - 2013) e estágio curricular na Biblioteca Central da UFMA. Tem certificação em SCRUM FOUNDATION PROFESSIONAL CERTIFICATE (SFPC) (2020), certificação complementar em em Montagem, Manutenção e Redes de Computadores (2012-2013). Atua nas atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: Ciência da Informação, Organização do Conhecimento e da Informação, Folksonomias; Redes Sociais; Indexação Social; Big Data; Repositórios Digitais; TICs; Ciência de Dados; Visualização de Dados; Dados abertos; VISÃO.

Janailton Lopes Sousa, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização e representação conhecimento, vocabulários controlados, tecnologias semânticas, Linked Data, Big Data, repositórios digitais, sumarização de textos, Content Manager System, metabuscadores e arquitetura da informação na web. 

 

Djalda Maracira Castelo Branco Muniz

Possui graduação em História Bacharelado (2008) e Biblioteconomia (2018) pela Universidade Federal do Maranhão, Especialização em Docência do Ensino Superior pelo IESMA (2010). Foi membro do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Biblioteconomia da UFMA durante a graduação. Representou o estado do Maranhão como delegada do segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas para composição do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura (2015), representou o município de São Luís como delegada do segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no Fórum Estadual de Cultura do Maranhão (2019), é diretora administrativa do Conselho Regional Biblioteconomia da 13a. Região (2021 -), Membro da Comissão de Divulgação e Valorização Profissional do Conselho Regional de Biblioteconomia da 13a. Região da 14a. Gestão (2021 -), membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura -GEPPLEM, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Livro e Leitura, Biblioteconomia, Bibliotecário, Tecnologia da Informação, História do livro, História e Educação. 

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Published

2022-05-01

How to Cite

VIANA, Joyce Mirella dos Anjos; SOUSA, Janailton Lopes; MUNIZ, Djalda Maracira Castelo Branco. Digital marketing strategies: case of the Biblio Fora da Caixa project. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 5, n. dossiê, p. 1–26, 2022. DOI: 10.33467/conci.v5i.17335. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/17335. Acesso em: 7 nov. 2024.