Stratégies de marketing numérique

le cas du projet Biblio Fora da Caixa

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.33467/conci.v5i.17335

Mots-clés :

Biblio Fora da Caixa. Marketing numérique. Marketing de contenu. Réseaux sociaux.

Résumé

Le projet Biblio Fora da Caixa a été créé dans le but de diffuser des actions et des projets développés dans le domaine de la bibliothéconomie et des sciences de l'information. Un projet virtuel, à distance, qui a été promu de manière organique à l'aide des réseaux sociaux. Dans ce sens, le présent travail vise à présenter quelques stratégies de marketing qui peuvent être utilisées dans les ressources d'information, en plus de décrire l'expérience du projet Biblio Fora da Caixa. La méthodologie utilisée a été une revue bibliographique sur les thèmes pertinents pour cette étude, tandis que la description du projet Biblio Fora da Caixa a été structurée comme un rapport d'expérience du point de vue des auteurs du projet. Elle est configurée comme une analyse exploratoire de nature quantitative et qualitative. Afin d'ajouter une certaine valeur théorique, les auteurs de ce travail ont eu recours aux principaux fondamentaux du marketing, en particulier ceux destinés aux unités d'information, afinde mettre en évidence l'importance de ce thèmepour développer des projets de marketing utilisant des ressources informationnelles, des technologies numériques, des projets et des initiatives liés à la bibliothéconomie et aux sciences de l'information, bien que de manière indépendante et autonome.

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Bibliographies de l'auteur

Joyce Mirella dos Anjos Viana, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

Pesquisadora do IBICT atuando na consolidação de aspectos relacionados à visualização e ciência de dados com focos nos dados públicos oficiais. Aprimorando o desenvolvimento de serviços e produtos oferecidos pelo IBICT, que estão relacionados com os conceitos de visualização de dados e dados abertos de pesquisa e governamentais, a exemplo do Sistema Aberto de Observatório para a Visualização de Informações (Visão). Fundadora e CEO do canal Biblio Fora da Caixa. Mestre em Ciência da Informação pelo programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (2018-2020). Discente do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas- ADS pelo Instituto Federal de São Paulo (2017-atual). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2016). Cumpriu Estágio Supervisionado de Capacitação Docente - PESCD (2018-2019). Foi bolsista de iniciação científica do CNPQ (2015-2016) e bolsista do Programa de Educação Tutorial- PET/BIBLIOTECONOMIA (2013-2015)- pela UFMA. Cumpriu estágio extra curricular no Instituto Florence de Ensino Superior (2012 - 2013) e estágio curricular na Biblioteca Central da UFMA. Tem certificação em SCRUM FOUNDATION PROFESSIONAL CERTIFICATE (SFPC) (2020), certificação complementar em em Montagem, Manutenção e Redes de Computadores (2012-2013). Atua nas atividades de pesquisa, ensino e extensão nos seguintes temas: Ciência da Informação, Organização do Conhecimento e da Informação, Folksonomias; Redes Sociais; Indexação Social; Big Data; Repositórios Digitais; TICs; Ciência de Dados; Visualização de Dados; Dados abertos; VISÃO.

Janailton Lopes Sousa, Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização e representação conhecimento, vocabulários controlados, tecnologias semânticas, Linked Data, Big Data, repositórios digitais, sumarização de textos, Content Manager System, metabuscadores e arquitetura da informação na web. 

 

Djalda Maracira Castelo Branco Muniz

Possui graduação em História Bacharelado (2008) e Biblioteconomia (2018) pela Universidade Federal do Maranhão, Especialização em Docência do Ensino Superior pelo IESMA (2010). Foi membro do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Biblioteconomia da UFMA durante a graduação. Representou o estado do Maranhão como delegada do segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas para composição do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura (2015), representou o município de São Luís como delegada do segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no Fórum Estadual de Cultura do Maranhão (2019), é diretora administrativa do Conselho Regional Biblioteconomia da 13a. Região (2021 -), Membro da Comissão de Divulgação e Valorização Profissional do Conselho Regional de Biblioteconomia da 13a. Região da 14a. Gestão (2021 -), membro do Grupo de Pesquisa e Extensão em Mediação e Práticas de Leitura -GEPPLEM, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Livro e Leitura, Biblioteconomia, Bibliotecário, Tecnologia da Informação, História do livro, História e Educação. 

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Publiée

2022-05-01

Comment citer

VIANA, Joyce Mirella dos Anjos; SOUSA, Janailton Lopes; MUNIZ, Djalda Maracira Castelo Branco. Stratégies de marketing numérique: le cas du projet Biblio Fora da Caixa. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 5, n. dossiê, p. 1–26, 2022. DOI: 10.33467/conci.v5i.17335. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/17335. Acesso em: 7 nov. 2024.