O USO DE JOGOS DE EMPRESAS PARA EVIDENCIAR A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10217Mots-clés :
Competência da Informação, Gestão da Informação, JogosRésumé
Os gestores de uma organização devem tomar decisões estratégicas e para isso devem desenvolver a competência em informação, ou seja, eles devem saber onde e como acessar uma informação importante para o negócio. Da mesma forma o gestor precisa entender como analisar e utilizar essas informações. Com o advento da tecnologia há uma quantidade infinita de informações disponíveis, no entanto o gestor precisa reconhecer quais informações são relevantes, assim ele será mais efetivo e assertivo em suas decisões. O objetivo desse trabalho é comparar o acesso e uso da informação para construção do conhecimento e tomada de decisão por parte desses gestores e a sua relação com o perfil empreendedor, através de um jogo de empresa que foi elaborada com esse propósito. O trabalho apresenta resultados e reflexões teóricas derivadas de pesquisa exploratória, qualitativa e de natureza bibliográfica sobre a competência em informação e jogos de empresa. Após a aplicação do jogo, foi possível coletar evidências da competência em informação nos usuários do jogo, porém foram identificadas lacunas quanto a busca, localização e identificação da informação. Essas mesmas lacunas foram minimizadas a medida que o passar das jogadas, podendo inferir que a competência em informação pode ser desenvolvida entre os usuários.Téléchargements
Références
BELLUZZO, R. C. B. O conhecimento, as redes e a competência em informação (CoInfo) na sociedade contemporânea: uma proposta de articulação conceitual. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, Número Especial, p. 48-63, out. 2014
______. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. Bauru: Cá entre nós, 2007.
BERNARD, R. Métodos de Jogos de Empresa/Simulação Gerencial. In: MARION, J. C.; MARION, A. L. C. Metodologias de ensino na área de negócios. São Paulo: Atlas, 2006. p. 83-114.
BRAZIL, A. L. Gamificação na produção colaborativa de conhecimento e informação. Tese (doutorado). UFRJ, ECO, IBICT. Rio de Janeiro, 2017.
BURCH JR., J. G., Business games and simulation techniques. Management Accounting, v.51, n. 6, p. 49-52, 1969.
MARION, A. L. C. Metodologias de ensino na área de negócios. São Paulo: Atlas, 2006. p. 83-114.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MCCLELLAND, D. C. A sociedade Competitiva; realização e progresso social. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972.
SILVA, S. S.; OLIVEIRA, M. A. MOTTA, G. S. Jogos de Empresas e Método do Caso: contribuições ao Processo de Ensino e Aprendizagem em Administração. RAEP Administração: Ensino & Pesquisa, São Paulo, v.14, n.4, p. 685, 2013.
VICENTE, P. Jogos de Empresa. São Paulo: Makron, 2001.
ZUCCARI, P.; BELLUZZO, R. C. B. A competência em informação e o perfil empreendedor no âmbito das organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, Número Especial, p. 61-71, jan. 2016. Disponível em <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. ISSN: 2236-417X> Acesso em: 06 ago. 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
ConCI adopte la licence CC BY 4.0 , selon laquelle les titulaires de licence ont le droit de copier, distribuer, afficher et exécuter le travail et d'en faire des travaux dérivés, à condition que le crédit en soit accordé à l'auteur ou au concédant de licence.
ConCI considère que l'auteur détient les droits d'auteur sur sa production, mais l'auteur doit accepter d'accorder à la revue le droit à la première publication. De plus, l'auteur doit accepter que :
• dans toute publication dans des dépôts institutionnels, chapitres de livres ou autres productions résultant d'ouvrages publiés dans ConCI, le crédit doit être accordé à la publication initiale.
• sont autorisés à publier et distribuer leur travail en ligne (par exemple, dans des référentiels institutionnels ou sur leur page personnelle) à tout moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs et augmenter l'impact et la citation du travail publié par ConCI.