O USO DE JOGOS DE EMPRESAS PARA EVIDENCIAR A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

Autores/as

  • Patrícia Zuccari Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10217

Palabras clave:

Competência da Informação, Gestão da Informação, Jogos

Resumen

Os gestores de uma organização devem tomar decisões estratégicas e para isso devem desenvolver a competência em informação, ou seja, eles devem saber onde e como acessar uma informação importante para o negócio. Da mesma forma o gestor precisa entender como analisar e utilizar essas informações. Com o advento da tecnologia há uma quantidade infinita de informações disponíveis, no entanto o gestor precisa reconhecer quais informações são relevantes, assim ele será mais efetivo e assertivo em suas decisões. O objetivo desse trabalho é comparar o acesso e uso da informação para construção do conhecimento e tomada de decisão por parte desses gestores e a sua relação com o perfil empreendedor, através de um jogo de empresa que foi elaborada com esse propósito. O trabalho apresenta resultados e reflexões teóricas derivadas de pesquisa exploratória, qualitativa e de natureza bibliográfica sobre a competência em informação e jogos de empresa. Após a aplicação do jogo, foi possível coletar evidências da competência em informação nos usuários do jogo, porém foram identificadas lacunas quanto a busca,  localização e identificação da informação. Essas mesmas lacunas foram minimizadas a medida que o passar das jogadas, podendo inferir que a competência em informação pode ser desenvolvida entre os usuários.

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Biografía del autor/a

Patrícia Zuccari, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutoranda do Programa de Pós Graduação da Ciência da Informação, UNESP/Marília. É Mestre em Engenharia de Produção pela UNESP/Bauru, possui MBA em Recursos Humanos pela UNINTER e MBA Finanças e Controladoria pela Instituição Toledo de Ensino. É graduada em Administração pela Instituição Toledo de Ensino. Atualmente é docente do Centro Universitário de Bauru, mantido pela Instituição Toledo de Ensino e coordenadora do curso de Engenharia de Produção da mesma instituição.

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Publicado

2018-11-09

Cómo citar

ZUCCARI, Patrícia. O USO DE JOGOS DE EMPRESAS PARA EVIDENCIAR A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 74–82, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i2.10217. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/10217. Acesso em: 7 nov. 2024.