Inovação para o desenvolvimento de serviços de informação

Autores

  • Priscila Sena Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) https://orcid.org/0000-0002-5612-4315

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v5i.16943

Palavras-chave:

Inovação, Inovação tecnológica, Profissionais da Informação, Serviços de Informação, Unidades de Informação

Resumo

Orientada à habilidade de fazer relações, vislumbrar oportunidades e colher benefícios, a inovação torna-se instrumento primordial para organizações e profissionais que desejam inovar em serviços de informação. Nesse sentido, neste artigo busca-se explorar inovação para o desenvolvimento de serviços de informação. Por meio de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica se concretiza o objetivo estabelecido. Sugere-se três métodos, Design Thinking, Mapa de Empatia e Lean Startup, que para além de descritos foram exemplificados a possibilitar maior entendimento e incentivo à aplicação. As ferramentas abordadas têm em comum o foco nas pessoas, e por isso são ótimas opções para se trabalhar a inovação em serviços de informação realmente requeridos na sociedade e toda a diversidade e pluralidade que a compõe. É válido ressaltar que embora ótimas opções, a inovação em serviços de informação não depende dessas ferramentas, contudo pode ser facilitada e impulsionada por elas, uma vez possibilitam e incentivam o registro em suas etapas, consequentemente diminuem o retrabalho em determinadas ações.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

SENA, Priscila. Inovação para o desenvolvimento de serviços de informação. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 5, n. dossiê, p. 1–24, 2022. DOI: 10.33467/conci.v5i.16943. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/16943. Acesso em: 22 dez. 2024.