O USO DE JOGOS DE EMPRESAS PARA EVIDENCIAR A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10217Keywords:
Competência da Informação, Gestão da Informação, JogosAbstract
Os gestores de uma organização devem tomar decisões estratégicas e para isso devem desenvolver a competência em informação, ou seja, eles devem saber onde e como acessar uma informação importante para o negócio. Da mesma forma o gestor precisa entender como analisar e utilizar essas informações. Com o advento da tecnologia há uma quantidade infinita de informações disponíveis, no entanto o gestor precisa reconhecer quais informações são relevantes, assim ele será mais efetivo e assertivo em suas decisões. O objetivo desse trabalho é comparar o acesso e uso da informação para construção do conhecimento e tomada de decisão por parte desses gestores e a sua relação com o perfil empreendedor, através de um jogo de empresa que foi elaborada com esse propósito. O trabalho apresenta resultados e reflexões teóricas derivadas de pesquisa exploratória, qualitativa e de natureza bibliográfica sobre a competência em informação e jogos de empresa. Após a aplicação do jogo, foi possível coletar evidências da competência em informação nos usuários do jogo, porém foram identificadas lacunas quanto a busca, localização e identificação da informação. Essas mesmas lacunas foram minimizadas a medida que o passar das jogadas, podendo inferir que a competência em informação pode ser desenvolvida entre os usuários.Downloads
References
BELLUZZO, R. C. B. O conhecimento, as redes e a competência em informação (CoInfo) na sociedade contemporânea: uma proposta de articulação conceitual. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, Número Especial, p. 48-63, out. 2014
______. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. Bauru: Cá entre nós, 2007.
BERNARD, R. Métodos de Jogos de Empresa/Simulação Gerencial. In: MARION, J. C.; MARION, A. L. C. Metodologias de ensino na área de negócios. São Paulo: Atlas, 2006. p. 83-114.
BRAZIL, A. L. Gamificação na produção colaborativa de conhecimento e informação. Tese (doutorado). UFRJ, ECO, IBICT. Rio de Janeiro, 2017.
BURCH JR., J. G., Business games and simulation techniques. Management Accounting, v.51, n. 6, p. 49-52, 1969.
MARION, A. L. C. Metodologias de ensino na área de negócios. São Paulo: Atlas, 2006. p. 83-114.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MCCLELLAND, D. C. A sociedade Competitiva; realização e progresso social. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1972.
SILVA, S. S.; OLIVEIRA, M. A. MOTTA, G. S. Jogos de Empresas e Método do Caso: contribuições ao Processo de Ensino e Aprendizagem em Administração. RAEP Administração: Ensino & Pesquisa, São Paulo, v.14, n.4, p. 685, 2013.
VICENTE, P. Jogos de Empresa. São Paulo: Makron, 2001.
ZUCCARI, P.; BELLUZZO, R. C. B. A competência em informação e o perfil empreendedor no âmbito das organizações. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 6, Número Especial, p. 61-71, jan. 2016. Disponível em <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. ISSN: 2236-417X> Acesso em: 06 ago. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
ConCI adopts the CC BY 4.0 License , where licensees have the right to copy, distribute, display and perform the work and make derivative works from it, provided that due credit is given to the author or licensor.
ConCI considers that the author holds the copyright on his/her production, but the author must agree to grant the journal the right to the first publication. In addition, the author must agree that:
• in any publications in institutional repositories, book chapters or other productions resulting from works published in ConCI, due credit must be given to the initial publication.
• are authorized to publish and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any time before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and citation of the work published by ConCI.