A audiodescrição como recurso de inclusão e acessibilidade cultural em Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.33467/conci.v6i.20095Palavras-chave:
audiodescrição, acesso à informação, acessibilidade, mediação culturalResumo
Esta pesquisa de mestrado profissional em Ciência da Informação (CI), que apresenta um estudo sobre a audiodescrição, aplica-se ao propósito de ampliar o repertório informacional dos visitantes do Largo da Gente Sergipana. O trabalho se fundamentou na CI, com problema de pesquisa sobre acessibilidade a conteúdo de educação cultural. A metodologia exploratória utilizada, de abordagem qualitativa e natureza aplicada, baseou-se em uma pesquisa-ação, com colaboração direta de mestres de movimentos culturais e permitiu compreender que informações esses indivíduos gostariam de passar à sociedade, na tentativa de desfazer um caminho conservador de pesquisa mediado por padrões e perspectivas clássicos. Os resultados demonstram que a audiodescrição pode contribuir para a educação cultural de públicos diversos, principalmente daqueles com deficiência visual, abrangendo ainda crianças, adolescentes, adultos e idosos com baixa visão, pessoas com transtornos do desenvolvimento intelectual, autistas, pessoas com deficiência múltipla, não alfabetizados, turistas, entre outros grupos. Do ponto de vista acadêmico, a elaboração da audiodescrição instalada no largo em outubro de 2022 seguiu uma abordagem humanista da atuação profissional em CI.
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