CRIANÇA, DEMOCRACIA E NEOCONSTITUCIONALISMO NO BRASIL
Resumo
Vivemos desde a transição democrática brasileira, um inegável processo de constitucionalização do Direito da Criança e do Adolescente no ordenamento jurídico brasileiro, cujas conseqüências e efeitos podem ser identificados nas novas configurações de qualquer tipo ou natureza de relação jurídica da qual participe uma criança ou um adolescente. Com o objetivo de aprofundar a reflexão em torno dos direitos humanos de crianças e adolescentes e o papel desempenhado pelas Constituições em sua garantia, o texto procura demonstrar que a constitucionalização do Direito da Criança e do Adolescente no Brasil abriu espaços significativos de participação e controle das ações políticas sobretudo de controle sobre qualquer impulso ou compulsão de descumprimento de norma constitucional e conseqüentemente de sua alteração, quando o tema é o direito da criança.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-06-12
Como Citar
SPOSATO, Karyna Batista. CRIANÇA, DEMOCRACIA E NEOCONSTITUCIONALISMO NO BRASIL. Diké (UFS), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 157 A 180, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/dike/article/view/3756. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autorizo, para os devidos fins, de forma gratuita, a publicação de meu trabalho, no ato de submissão, sendo responsável pessoalmente pelas ideias nele contidas.