INFORMAÇÃO COMO MERCADORIA – O CONFLITO ENTRE FILTROS DE CONTEÚDO E O DIREITO DE SER INFORMADO: o papel da função social da empresa

Autores/as

  • Bruno Moutinho Universidade Federal da Amazônia

Resumen

A internet é um importante meio de acesso à informação para uma boa parte dos brasileiros. Na internet, os usuários imaginam que os sítios de busca e as redes sociais são neutros e imparciais, oferecendo respostas universais, mas não são. O presente trabalho vai analisar o problema do tratamento da informação como mercadoria, através da personalização das buscas, o chamado filtro de conteúdo, se tal prática fere o direito de ser informado dos indivíduos, e mesmo ferindo, se as sociedades empresárias podem ou não manter tal prática com base na sua autonomia privada. Para isso vai ser analisada a sujeição dos empresários aos direitos fundamentais, o que se designa como eficácia horizontal, mais especificamente a visão voluntarista, pela qual se procura prevenir violações aos direitos fundamentais mediante a adesão espontânea dos empresários, através da função social da empresa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ARAÚJO, Luiz Alberto David; NUNES JÚNIOR, Vidal Serrano. Curso de Direito Constitucional. 12ª ed. rev. atual. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 145.

BARROSO, Luis Roberto. Liberdade de expressão versus direitos da personalidade. Colisão de direitos fundamentais e critérios de ponderação. In: SARLET, Ingo Wolfgang (Org.) Direitos Fundamentais, Informática e comunicação: algumas aproximações. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007, p. 88.

BARTHOLO, Bruno Paiva; GAMA, Guilherme Calmon Nogueira. Função Social da Empresa. In Revista dos Tribunais. São Paulo: Editora dos Tribunais, ano 96, volume 857, março de 2007, p. 17.

BESSA, Fabiane Lopes Bueno Netto. Responsabilidade Social: práticas sociais e regulação jurídica. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

BOCCHI, Olsen Henrique. A liberdade de expressão no Estado Democrático de Direito. Uma abordagem ética e solidária. Publicado em 12/2010. Disponível em <http://jus.com.br/artigos/ 17981/a-liberdade-de-expressao-no-estado-democratio-de-direito>. Acesso em 03 agosto 2015.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. Malheiros, 30 ed. 2015. 862 p.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADPF 130, Relator Carlos Ayres Britto, Disponível em <http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=605411>. Acesso em 03 agosto 2015.

CAETANO, Flávio Crocce; FREGNI, Gabriela. O Direito Fundamental à Informação e o Dever de Informar em Período Eleitoral. Disponível em <http://ccfl.adv.br/ portugues/01.pdf>. Acesso em 01 agosto 2015.

CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho de. A Informação como Bem de Consumo. Disponível em <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/24293-24295-1-PB.htm>. Acesso em 10 agosto 2015.

CIDH. Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Liberdade de expressão e internet. Disponível em < http://www.oas.org/pt/cidh/expressao/docs/publicaciones/ 2014%2008 %2004%20Liberdade%20de%20Express%C3%A3o%20e%20Internet%20Rev%20%20HR_Rev%20LAR.pdf >. Acesso em: 25 julho 2015.

COMPARATO, Fábio Konder. Função Social da propriedade dos bens de produção. In Direito empresarial: estudos e pareceres. São Paulo: Saraiva:1995.

DEVA, S. 2006. Global Compact: A critique of the U.N.’s “public-private” partnership for promoting corporate citizenship. Syracuse Journal of International Law and Commerce , v. 34, n. 1, p. 107-151.

Doutíssima Brasil. 96% dos Médicos utilizam a internet para se informar, diz pesquisa. Disponível em <http://www.mimarketingeinternet.com.br/marketing/busca-organica/web/ doutissima-brasil-96-dos-medicos-utilizam-a-internet-para-se-informar-diz-pesquisa/>. Acesso em 06 agosto 2015.

FALLER, Maria Helena Ferreira Fonseca. Função Social da Empresa & Economia de Comunhão: um encontro à luz da Constituição. Curitiba: Juruá, 2013.

FARIAS, Edilsom. Democracia, censura e liberdade de expressão e informação na Constituição Federal de 1988. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 51, 1 out. 2001. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/2195>. Acesso em: 2 ago. 2015.

___. Colisão de direitos: a honra, a intimidade, a vida privada e a imagem versus a liberdade de expressão e informação. 2ª ed. atual. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris, 2000.

FLEINER, Thomas. O que são Direitos Humanos? São Paulo: Max Limonad, 2003.

GAZZONI, Marina e FACCHINI, Claudia. Executivo busca primeiro a internet para se informar, diz estudo. Publicado em 29/03/2011. Disponível em <http://economia.ig.com.br/ empresas/comercioservicos/executivo-busca-primeiro-a-internet-para-se-informar-diz-estudo/n1300009375774.html>. Acesso em 06 agosto 2015.

GOIS, Veruska Sayonara de. Direito Constitucional à Informação: Reflexões sobre Garantias Possíveis. Revista Direito e Liberdade – Mossoró – v. 3, n. 2, p. 689 – 704 – set 2006.

GRANJA, Bia. Bem-vindos à Zuckernet: os efeitos de conhecer o mundo através de uma única rede social. Disponível em <http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/ 2015/06/bem-vindos-zuckernet-os-efeitos-de-conhecer-o-mundo-atraves-de-uma-unica-rede-social.html>. Acesso em 06 agosto 2015.

GROSSMANN, Luís Osvaldo. Serviços 'gratuitos' da Internet conflitam com a privacidade do usuário. 25 de abril de 2014. Disponível em <http://convergenciadigital.uol.com.br/ cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36586&sid=4#.VMAvIkfF-So>. Acesso em 27 julho 2015.

GUARESCHI. Pedrinho Arcides; ROMANZINI, Lisie Polita e GRASSI, Lúcia Biavaschi. A “mercadoria” informação: um estudo sobre comerciais de TV e rádio. Paidéia, 2008, 18(41), 567-580. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v18n41 /v18n41a12.pdf>.

Acesso em 10 agosto 2015.

KELL, G. 2005. The Global Compact: Selected experiences and reflections. Journal of Business Ethics , v. 59, p. 69-79.

KNOX, J.H. Horizontal human rights law. American Journal of International Law, 2008. v. 102, p. 1-47.

LESSIG, Lawrence. Code: Version 2.0. Basic Books, 2006. Disponível em <http://codev2.cc/download+remix/Lessig-Codev2.pdf>. Acesso em 05 agosto 2015.

MACHADO, Jônatas E. M.. Liberdade de Expressão. Dimensões constitucionais da esfera pública no sistema social. Coimbra: Coimbra, 2002, p. 474-475.

MARGOLIS, J.D.; ELFENBEIN, H.A.; WALSH, J.P. 2007. Does it pay to be good? A meta-analysis and redirection of research on the relationship between corporate social and financial performance. Disponível em: <http://stakeholder.bu.edu/2007/Docs/Walsh,%20Jim%20Does%20It%20Pay%20to% 20Be%20Good.pdf>. Acesso em: 05 agosto 2015.

MENJIVAR, Débora Fernandes Pessoa Madeira. Cláusula geral da função social no novo Código Civil e no Estatuto da Cidade. Ciência Jurídica: Ad litteras et verba. Ano XXII, vol. 143 – setembro/outubro 2008.

Nações Unidas. Assembleia Geral. Relatório do Relator Especial sobre a Promoção e Proteção do Direito à Liberdade de Opinião e Expressão. A/66/290. 10 de agosto de 2011. § 10. Disponível em <http://ap.ohchr.org/documents/dpage_s.aspx?m=85>. Acesso em: 25 julho 2015.

NAKAHIRA, Ricardo. Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2007. 180 p. Disponível em< http://www.dominiopublico.gov.br/download/teste/arqs/cp041088.pdf >. Acesso em 10 agosto 2015.

NOBRE, Freitas. Imprensa e liberdade: os princípios constitucionais e a nova legislação. São Paulo: Summus, 1988.

NUNZIATO, Dawn C.; Virtual Freedom: Net Neutrality and Free Speech in the Internet Age. 2009.

OEA – Organização dos Estados Americanos. Convenção Americana sobre Direitos

Humanos. Disponível em <http://www.cidh.oas.org/basicos/portugues/c.convencao_ americana.htm>. Acesso em 08 ago 2015.

Olhar Digital. Facebook corresponde a 25% da internet móvel na América Latina. Publicado em 21/11/2014. Disponível em . Acesso em 06 agosto 2015.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y.; TUCCI, C. L. Clarifying business models: origins, present, and future of the concept. In: Communications of the association for information systems. v. 15. 2005. 40 p.

PARISER, Eli. O Filtro Invisível - o Que a Internet Está Escondendo de Você. 2012. Editora Zahar. Edição Digital.

PASSOS, Najla. Metade dos brasileiros já se informa pela internet. Publicado em 09/036/2014. Disponível em . Acesso em 06 agosto 2015.

PEREIRA, Marco Antonio. Meio de comunicação não pode ignorar sociedade. Publicado em 23/05/2012. Disponível em <http://www.conjur.com.br/2012-mai-23/marcos-antonio-pereira-meio-comunicacao-nao-ignorar-sociedade>. Acesso em 8 agosto 2015.

PILATI, José Isaac. Função social da Empresa: Contribuição a um novo paradigma. In Revista Jurídica. Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, Centro de Ciências Jurídicas, 2005 (jan/jun), nº 17, p.56

ROBERTO JUNIOR, Paulo. Cerca de 70% dos brasileiros ativos no Facebook se informam pela rede social. Disponível em <http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/cerca-de-70-dos-brasileiros-se-informam-pelo-facebook/>. Acesso em 06 agosto 2015.

ROSPA, Aline Martins. O papel do direito fundamental à liberdade de imprensa no estado brasileiro. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 92, set 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10287 &revista_caderno=9>. Acesso em 08 ago 2015.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros Editores. 31 ed. 2008, p.926, p. 252.

TOMASEVICIUS FILHO, Eduardo. A função social da empresa. In Revista de Direito Privado. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, abril de 2003, volume 810, ano 98, p.33

ZIPKIN, Nina. Google Search Results Are Free Speech in the U.S. Disponível em <http://www.entrepreneur.com/article/239905>. Acesso em 10 agosto 2015.

Publicado

2016-10-29

Cómo citar

MOUTINHO, Bruno. INFORMAÇÃO COMO MERCADORIA – O CONFLITO ENTRE FILTROS DE CONTEÚDO E O DIREITO DE SER INFORMADO: o papel da função social da empresa. DIKÉ Revista do Mestrado em Direito da UFS, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 58–88, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/dike/article/view/7628. Acesso em: 22 dic. 2024.