O Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como recurso didático pelos professores do curso de Licenciatura em Matemática

Autores

  • Claudiney Saraiva Guedes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Claudio Rodrigues da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rodolfo Araújo de Moraes Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.24789.337-357

Resumo

RESUMO

As tecnologias digitais da informação e da comunicação estão ganhando espaço na educação e alterando profundamente tanto as concepções sobre ensino e aprendizagem como as práticas pedagógicas escolares. Diante desse fato é necessário que se compreenda melhor os usos dessas ferramentas tecnológicas digitais, por parte dos professores, no contexto da sala de aula. Com o objetivo de investigar as implicações do uso das tecnologias digitais como recurso didático no ensino da matemática por professores do curso de licenciatura plena em matemática do IFPI Campus Floriano, é que foi desenvolvida uma pesquisa de base qualitativa que deu origem ao presente artigo original. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionários junto aos professores que ministram disciplinas específicas da matemática, que no caso são os sujeitos pesquisados. Para análise dos dados produzidos usou-se a metodologia de análise de conteúdo, e como conclusão ficou compreendido que embora existam algumas iniciativas isoladas de inserção dessas tecnologias no ensino, ainda predominam muitas dificuldades para a superação de tradicionais práticas pedagógicas e para a modernização dos recursos didáticos usados em sala de aula.

 

Palavras chave: Formação de professores. Práticas pedagógicas. Tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Claudiney Saraiva Guedes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Especialista em Gestão de Políticas Públicas - UFPI / Mestrando em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância - UFRPELinha de pesquisa: Educação / Gestão e Produção de Conteúdos Para Educação a DistânciaAtividades que desempenha: Implementa a execução, avaliar e coordenar a construção ou reconstrução do projeto pedagógico do IFPI com a equipe escolar; viabiliza o trabalho pedagógico coletivo. Assessora as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Instituição a que está vinculado; UFRPEEndereços residencial: Rua Tomaz Pearce 345, Água Branca, Uruçuí-PI CEP 64 860-000Profissional: Rodovia PI 247 km 07 Portal dos Cerrados Uruçuí-PI CEP 64 860-000eletrônico principal: claudiney.guedes@ifpi.du.br segundário: claudineyguedes@hotmail.com

Claudio Rodrigues da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior - Uninter / Mestrando em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância - UFRPEárea de estudos e linha de pesquisa: Educação / Gestão e Produção de Conteúdos Para Educação a Distânciaatividades que desempenha: Implementa a execução, avaliar e coordenar a construção ou reconstrução do projeto pedagógico do IFPI com a equipe escolar; viabiliza o trabalho pedagógico coletivo. Assessora as atividades de ensino, pesquisa e extensão. instituição a que está vinculado; UFRPEendereços residencial: Rua Félix Pacheco 1057, Manguinha, Floriano-PI CEP 64 800-000profissional: Rua Urquiza Machado 462, Meladão, Floriano-PI CEP 64 800-000eletrônico principal: claudiosilva@ifpi.du.br segundário: claud10play@yahoo.com.br

Rodolfo Araújo de Moraes Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor Associado da área de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Departamento de Administração-DADM). Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), Curso de Especialização em Análise e Elaboração de Projetos Econômicos (CENDEC /IPEA - 1974), Mestrado (Master) em Admnistração pela Université des Sciences Sociales de Grenoble (1979), Doutorado em Administração pelo IAE de Grenoble /France - Université des Sciences Sociales (1982). Pós-Doutorado em Administração e Gestão Territorial pela Université Pierre Mendes France - UPMF no período de julho de 2008 à julho de 2009. Tem experiência nas áreas de Administração atuando nos seguintes seguimentos: administração estratégica, gestão do conhecimento, administração de TI, gestão territorial e governança local.

(Texto informado pelo autor)

Endereço Residencial: Av: Hélio falcão 735, Apto. 503, CEP: 054.154.464-00

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Endereço Profissional: Universidade Federal Rural de Pernambuco

Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n Dois Irmãos CEP: 52171900, Recife/PE, 3320-6460

 

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Publicado

2016-09-11

Edição

Seção

Educação e pesquisa online