O Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como recurso didático pelos professores do curso de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2016.16.24789.337-357Resumo
RESUMO
As tecnologias digitais da informação e da comunicação estão ganhando espaço na educação e alterando profundamente tanto as concepções sobre ensino e aprendizagem como as práticas pedagógicas escolares. Diante desse fato é necessário que se compreenda melhor os usos dessas ferramentas tecnológicas digitais, por parte dos professores, no contexto da sala de aula. Com o objetivo de investigar as implicações do uso das tecnologias digitais como recurso didático no ensino da matemática por professores do curso de licenciatura plena em matemática do IFPI Campus Floriano, é que foi desenvolvida uma pesquisa de base qualitativa que deu origem ao presente artigo original. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionários junto aos professores que ministram disciplinas específicas da matemática, que no caso são os sujeitos pesquisados. Para análise dos dados produzidos usou-se a metodologia de análise de conteúdo, e como conclusão ficou compreendido que embora existam algumas iniciativas isoladas de inserção dessas tecnologias no ensino, ainda predominam muitas dificuldades para a superação de tradicionais práticas pedagógicas e para a modernização dos recursos didáticos usados em sala de aula.
Palavras chave: Formação de professores. Práticas pedagógicas. Tecnologias digitais.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, M. E. B. de. Incorporação da tecnologia de informação na escola: vencendo desafios, articulando saberes, tecendo a rede. In: MORAIS, Maria Cândida (Org.). Educação a Distancia: fundamentos e práticas. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2002. p. 71-79.
ALMEIDA, J. A. M. de; Pinto P. da C. N. A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologia. Educação Temática Digital. Campinas, SP v.17 n. 2 p.394-413 maio/ago. 2015.
AQUINO, I. S; FISS, D. M.L. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), autoria colaborativa e produção de conhecimento no ensino superior. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 21, n.2p. 199-226, jul/dez 2013.
ASSIS, C. C. Formação continuada de professores de Matemática: integrando softwares educativos à prática docente. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM). 2011.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
COLL. C. e MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. Porto Alegre: Artmed: 2010.
CRUZ, E. Análise da Integração das TIC no Currículo Nacional do Ensino Básico. 2009. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Educativas) – Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, 2009.
FURTADO, J. A. P. X. A construção de saberes docentes no cotidiano das práticas de educar: um estudo focalizando o docente do ensino jurídico. 2008. 162 f. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2008.
IBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza; trad. Silvana Cobucci Leite. – 9. ed.- São Paulo: Cortez, 2011.
LEMOS, M. A utilização das TIC em sala de aula: contributo para melhorar a motivação dos alunos. 2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica Portuguesa, 2011.
LEVY, L. F.; GONÇALVES T. O. Aspectos das práticas de investigação que repercutem na constituição da identidade de professores de matemática em formação inicial. JIEEM – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática – v.7(1)-2014.
LÔBO S. O. L. Os desafios da/na prática pedagógica na educação profissional e tecnológica: o ser e o fazer do professor-tutor à distância. 2012. 199 f. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2012.
MARTINS, L. M. DUARTE, N. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. - São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 12ª ed. São Paulo: Editora Hucitec; 2011.
MONTEIRO, A. POMPEU, G. A matemática e os temas tranversais.São Paulo: Moderna, 2001.
MORAN, J. M. MSETTO, M. T. BEHRENS A. M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz. A linguagem interativa da lousa digital e a teoria dos estilos de aprendizagem. 2008. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, SP, 2008.
NASCIMENTO, K. A. S.; NUNES J. B. C. Software educativo livre, ensino de geometria e formação de professores. JIEEM – Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática – v.8(2)-2014.
NEVES, T. G.; BITTAR M. Análise da prática de um professor no ensino da matemática: possíveis reflexões em um processo de integração de tecnologias. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 5(3)-2015.
OLIVEIRA, A. O.; SCHERER, S. O “estar junto virtual” e os “habitantes”: um caminho para o desenvolvimento profissional do professor na modalidade EaD. Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana – vol. 6(1) – 2015.
PAIVA, J. As tecnologias de informação e comunicação: utilização pelos professores. Departamento de Avaliação Prospectiva e Planeamento, Ministério da Educação, 2002.
SADOVSKY, P. O ensino da matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios/tradução Antonio de Pádua Danese:- 1º ed.-São Paulo: Ática, 2010.
SILVA, M. R.; ANDRADE, M. M. As contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação para o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática na Educação Básica: um estudo a partir de trabalhos disponíveis no CREMM. Revemat – Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis (SC), v. 9, Ed. Temática (junho), p. 146-163, 2014.
WENDELLL, F. (Org). Tecnologias e educação: as mídias na prática docente. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2011.