DA CRIAÇÃO À EXTINÇÃO: UM ESTUDO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM FEIRA DE SANTANA-BA

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Resumo

Este artigo analisa os processos de criação e extinção do Núcleo de Educação das Relações Étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, na Bahia, no período de 2007-2012. Fundamentada nas contribuições da teoria crítica em diálogo com as discussões contemporâneas do campo da educação das relações étnico-raciais, esta pesquisa, de natureza qualitativa, entrecruza análise documental com entrevistas semiestruturadas, resultando na definição do “Racismo Institucional” como dimensão analítica a partir dos eixos temáticos: materialidade do não-lugar institucional e ausência de vontade política. Os resultados apontaram a criação do núcleo como resposta às reivindicações dos movimentos negros, à Lei nº 10.639/03 e à notificação do Ministério Público, mas ao longo da sua existência, o racismo institucional provocou a extinção do referido núcleo.

Palavras-chave: Racismo institucional. Gestão municipal. Educação Antirracista. Educação básica.

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Biografia do Autor

Lívia Jéssica Messias de Almeida, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Desigualdades e Diferenças na Educação da UFS.

Leyla Menezes de Santana, Secretaria de Estado da Educação - Seduc-SE

Doutora em Educação. Professora da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-SE). Integra o Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade (GPEHI/UFS).

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

ALMEIDA, Lívia Jéssica Messias de; SANTANA, Leyla Menezes de. DA CRIAÇÃO À EXTINÇÃO: UM ESTUDO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM FEIRA DE SANTANA-BA. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 32, n. 1, p. 13–30, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/15031. Acesso em: 27 set. 2023.

Edição

Seção

Desigualdades, identidades, epistemologias e práticas educacionais