A (IN)VISIBILIDADE DA MULHER CAMPONESA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS: CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p147-158

Palavras-chave:

Estado do conhecimento, Trabalhadoras rurais, Mulheres

Resumo

Os estudos científicos referentes às mulheres rurais costumam reforçar seu papel dentro das propriedades, dando ênfase sobretudo às condições das trabalhadoras não remuneradas e pouco valorizadas. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar, por meio de um estado do conhecimento, as pesquisas acadêmicas em torno das trabalhadoras rurais, buscando compreender o papel atribuído a essas mulheres. Trata-se de um estudo do tipo estado do conhecimento sobre as trabalhadoras rurais. A abordagem elencada é qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. Os dados foram coletados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando os descritores “Mulher camponesa”, “Trabalho rural” e “Trabalhadoras”. Adotamos como recorte temporal o espaço de 2016-2020. No total, obtivemos 9 produções para a análise, sendo 2 teses e 7 dissertações. No geral, as pesquisas se limitaram a discutir a atuação dos movimentos sociais perante os anseios das mulheres trabalhadoras rurais. A produção do estado do conhecimento nos possibilitou conhecer os principais enfoques acerca da temática pesquisada e, a partir disso, lançar novas perspectivas de discussão.

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Biografia do Autor

Raiane Torres da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Lindercy Francisco Tomé de Souza Lins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

SILVA, Raiane Torres da; LINS, Lindercy Francisco Tomé de Souza. A (IN)VISIBILIDADE DA MULHER CAMPONESA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS: CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DO CONHECIMENTO. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 36, n. 1, p. 147–158, 2023. DOI: 10.47250/forident.v36n1.p147-158. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/17830. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relações étnico-raciais:protagonismo negro em múltiplos territórios educacionais

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