VIVÊNCIAS E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS NEGRAS NA ESFERA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p43-59

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Diversidade, Diferenças e Educação

Resumo

Este artigo analisa percepções de professoras negras acerca de si e das relações étnico-raciais em sua vida pessoal e profissional como docentes. Partiu-se da abordagem qualitativa de pesquisa, seguindo princípios da fenomenologia da percepção conforme Merleau-Ponty (1999), bem como a perspectiva de análise de conteúdo de entrevistas segundo Bardin (2011). As narrativas das professoras são, não apenas, manifestações de trajetórias condicionadas por preconceito e discriminação étnico-raciais, mas também por superação, sobretudo em função dos seus estudos, formações acadêmicas e atuação na Educação.

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Biografia do Autor

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Educação. Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Educação e Diversidade (CNPq/UFRN).

Lucélia Silva Feliciano, Secretaria do Estado da Educação do Rio Grande do Norte

 Professora da rede pública estadual de ensino do estado do Rio Grande do Norte e da rede pública municipal de ensino do município de Natal-RN. Mestre em Educação. Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Educação e Diversidade (CNPq/UFRN).

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

AZEVEDO, Crislane Barbosa; FELICIANO, Lucélia. VIVÊNCIAS E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS NEGRAS NA ESFERA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 36, n. 1, p. 43–59, 2023. DOI: 10.47250/forident.v36n1.p43-59. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/18048. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relações étnico-raciais:protagonismo negro em múltiplos territórios educacionais