QUAL É O (NÃO) LUGAR DE IDENTIDADES SUBALTERNIZADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM QUÍMICA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v36n1.p159-174

Palavras-chave:

Identidades, Gênero, Sexualidade, Étnico-Racial, Projeto Pedagógico de Curso, Formação docente

Resumo

Buscamos, com esta pesquisa, analisar os (não) espaços de identidades subalternizadas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal nordestina e problematizar como elas (não) estão sendo propostas nos processos formativos iniciais de docentes em Química. Para isso, adotamos a análise documental e de discurso, a partir das quais constatamos haver poucos espaços para que as identidades sejam elaboradas nos processos de formação inicial de docentes em Química, contribuindo para a existência de um maior alinhamento com a manutenção dos sistemas hegemônicos atuais.

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Biografia do Autor

Elisson Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestrando/e/a no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS). Graduado/e/a em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Prof. Alberto Carvalho. Participante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Sergipe (NEABI/UFS) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação (GEPIADDE). rid46206.

Edinéia Tavares Lopes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora Associada da UFS. Membra do GEPIADDE e do NEABI-UFS. Docente orientadora nos PPGED e no PPGECIMA - UFS. rid46205.

Gerson de Souza Mol, Universidade de Brasília - UnB

Professor Associado do Instituto de Química e docente orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências – PPGEduC, Universidade de Brasília.

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Publicado

2023-02-24

Como Citar

SANTOS, Elisson Lima; LOPES, Edinéia Tavares; MOL, Gerson de Souza. QUAL É O (NÃO) LUGAR DE IDENTIDADES SUBALTERNIZADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM QUÍMICA?. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 36, n. 1, p. 159–174, 2023. DOI: 10.47250/forident.v36n1.p159-174. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/18833. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relações étnico-raciais:protagonismo negro em múltiplos territórios educacionais

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